Entrada seta Actividades seta 2010-2007 seta ACT 20 - Filologia, Memória e Esquecimento

ACT 20 - Filologia, Memória e Esquecimento
Colóquio Internacional
17-19 de Novembro de 2008
New: Download final programme

ACT 20 – Philology, Memory, and Forgetfulness

17-19 de Novembro de 2008

(Este Colóquio Internacional insere-se no projecto
Memories: Between Mnemosyne & Lethe)

APELO À PARTICIPAÇÃO

Organização:

Sinopse:

O presente colóquio examinará a relação recíproca entre memória e esquecimento, procurando mostrar como ambos afectam a construção da memória pessoal e colectiva, bem como a percepção da experiência histórica enquanto produção de uma narrativa histórica. Procurar-se-á dilucidar o outro lado da memória através das modalidades do esquecimento, amnésia, amnistia, trauma e censura. A literatura não será apenas considerada no âmbito mais vasto – em que fulgura como um meio decisivo para a consciencialização dos processos de (trans)formação e (re)negociação das identidades pessoais e culturais – mas também perspectivada como uma área de estudo transversal e em permanente diálogo com áreas como o direito, a psicanálise, a neurologia e a história social.
     Tendo presente a dicotomia memória/esquecimento, procuraremos compreender aquilo que tem vindo a ser designado por "regresso da filologia". A Filologia - a descoberta, a edição e a apresentação de textos históricos - tem-se afirmado como um posicionamento respeitável para os estudiosos da literatura de hoje. Outrora uma disciplina académica firmemente estabelecida que formava o núcleo principal para estudantes de um amplo espectro de estudos linguísticos e literários, "o poder da filologia" permanece vital, como defende Hans Ulrich Gumbrecht, para ceder ao presente uma visão renovada do passado.

René Magritte, "La Mémoire" (1948)
Possíveis abordagens incluem:

• Literatura como um veículo de memória;
  • O trauma da lembrança;
  • O trauma colectivo na (re)criação das sociedades modernas;
  • Identidade cultural em zonas de contacto;
  • O regresso da filologia;
  • Esquecimento e redenção: amnistia e perdão;
  • Cultura visual e estudos de memória.

Apesar de serem esperadas propostas de comunicação e de painéis que se enquadrem na vasta problemática da memória e esquecimento, estas poderão contemplar outros tópicos para além dos acima mencionados. Serão encorajadas análises oriundas de um amplo espectro de temas e textos (literatura, cinema, teatro, cultura popular, artes visuais e teoria), intervenções teóricas, reflexões e provocações disciplinares e inter-disciplinares.
     O colóquio contará com a presença dos seguintes conferencistas plenários (a confirmar):

• Ann Rigney (Utrecht University)
  • Sven Erik Larsen (University of Aarhus)
  • Márcio Seligmann-Silva (Unicamp)
  • Roberto Vecchi (University of Bologna)
  • Daniel Weidner (Zentrum fur Literatur- und Kulturforschung, Berlin)
  • Franziska Thun (Zentrum fur Literatur- und Kulturforschung, Berlin)
  • Rita Marquilhas (Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa)

O colóquio encontra-se organizado em sessões plenárias, destinadas a participantes convidados e sessões paralelas de comunicações por inscrição.
     Aceitam-se propostas com a duração máxima de 20 minutos, que serão objecto de avaliação por parte da Comissão Executiva. O envio dos resumos das comunicações deverá ser feito até 31 de Maio de 2008,

por e-mail:

ou por correio:

ACT 20 – Filologia, Memória e Esquecimento
a/c Ricardo Gil Soeiro/Sofia Tavares
Centro de Estudos Comparatistas
Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa
Alameda da Universidade
Portugal

As propostas devem ser acompanhadas de um resumo da comunicação (máximo 1500 caracteres) e de um curriculum vitae abreviado (até 1500 caracteres).
Admitem-se comunicações em português e em inglês.
     O preço de inscrição com comunicação é de 30 euros.

Nota: Os participantes interessados na publicação das respectivas comunicações no volume ACT 20 – Philology, Memory, and Forgetfulness deverão enviar a versão escrita (com uma extensão máxima de 25.000 caracteres) até 31 de Janeiro de 2009 para a apreciação da Comissão Executiva.

Comissão organizadora:

• Helena Carvalhão Buescu