Colóquio Internacional ACT 21 - "Naturalismos"
Organização: Centro de Estudos Comparatistas
Data: 8 de Maio de 2009
Local: Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa
Programa - Download

GRUPO THELEME
Interartes

Projecto Naturalismo(s)

Falar do naturalismo de Rousseau não terá certamente o mesmo sentido do que evocar o naturalismo de Zola. Do mesmo modo, qualificar certas tendências da pintura renascentista de naturalistas não referirá as mesmas características do naturalista Courbet, por exemplo. É, pois, logo reconhecer que o naturalismo é não somente uma noção polissémica e transhistórica como igualmente transversal, relevando tanto da filosofia quanto da ciência, da arte e da estética. Sendo assim, ela requer uma abordagem múltipla para abranger tanto quanto possível as suas múltiplas acepções, e comparatista, para analisar as relações que estas várias acepções mantêm entre si, assim como histórica, para estudar a evolução do conceito.

Projet Naturalisme(s)

On peut tout aussi légitimement parler du naturalisme d’un Buffon que de celui d’un Rousseau ou de celui d’un Zola sans que pour autant ce mot ait, à chacun de ces emplois, le même sens. On peut même tout aussi bien qualifier de naturalistes certaines tendances de la peinture de la Renaissance que celles de peintres du XIXème siècle comme Courbet, par exemple, sans forcément identifier par là les unes aux autres. C’est donc reconnaître que le naturalisme est non seulement une notion polysémique et transhistorique mais aussi transversale, et qu’il relève autant de la philosophie que de la science, de l’art que de l’esthétique. Aussi requiert-il une approche multiple pour embrasser, autant que faire se peut, ses multiples acceptions ; de même qu’une approche comparatiste, pour analyser les rapports que ces diverses acceptions entretiennent entre elles ; et une approche historique pour étudier l’évolution du concept.

Convidados:

• Henri Mitterand, Université Paris III