Entrada
Entrada
O Centro
Investigação
Investigadores
Actividades Destaques 2015-2018 2014-2011 2010-2007 2006-2003 2002-1999
Formação
Publicações
Biblioteca
Redes Internacionais
Recursos Electrónicos
Call for Papers
Boletim
Ligações úteis
Contactos

English VersionCEC no FacebookCEC no YouTube
Entrada seta Actividades seta 2010-2007 seta Colóquio Internacional ACT 24 - "Cancioneiro Geral de Garcia de Resende: Um Livro à Luz da História"

Colóquio Internacional ACT 24 - "Cancioneiro Geral de Garcia de Resende: Um Livro à Luz da História"

Organização: Cristina Almeida Ribeiro (Centro de Estudos Comparatistas)
Data: 11-12 Outubro de 2010
Local: Sala 5.2, FLUL 
Programa: Download

ACT 24
11-12 de Outubro de 2010

CANCIONEIRO GERAL DE GARCIA DE RESENDE: UM LIVRO À LUZ DA HISTÓRIA


No Cancioneiro Geral, reuniu Garcia de Resende várias centenas de composições produzidas entre 1451 e 1516, ano da sua impressão, efectuada em Lisboa e Almeirim. Procedente de mais de uma centena de autores com funções e posições hierárquicas variadas nas cortes de D. Afonso V, de D. João II e de D. Manuel e com distintos graus de apetência e de competência poética, o material compilado caracteriza-se por uma notável diversidade temática, linguística, genológica, poética e situacional, cujo estudo requer uma abordagem comparatista, de pertinência confirmada também pela natureza transnacional e intersemiótica da produção cancioneiril peninsular tardo-medieval, em que esta compilação se inscreve.

Neste encontro, com que o recém-constituído grupo ECHO, do Centro de Estudos Comparatistas, pretende assinalar o encetar de uma nova etapa, agora transdisciplinar, nos estudos sobre a poesia e os poetas do Cancioneiro Geral, os participantes, reconhecidos especialistas nas respectivas áreas de intervenção, serão convidados a reflectir sobre esta obra e os seus contextos e a partilhar os resultados de trabalhos com ancoragem filológica, poética, linguística, histórica ou estética. Com o leque de intervenções assim formado espera-se potenciar o estudo integrado do único repositório da poesia produzida na corte portuguesa na transição da Idade Média para o Renascimento e perspectivar, de forma mais consistente, os desafios que o mesmo pode lançar à investigação futura.

  • O montante da inscrição é de 10 euros (com direito a materiais de apoio e certificado de participação).
  • O período de inscrição decorrerá entre os dias 1 e 8 de Outubro de 2010.





| Imprimir | Adicionar aos Favoritos |

Centro de Estudos Comparatistas da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa
conteúdos: © 2006 - 2017, Centro de Estudos Comparatistas
textos assinados: © autor respectivo