Entrada
Entrada
O Centro
Investigação
Investigadores
Actividades Destaques 2015-2018 2014-2011 2010-2007 2006-2003 2002-1999
Formação
Publicações
Biblioteca
Redes Internacionais
Recursos Electrónicos
Call for Papers
Boletim
Ligações úteis
Contactos

English VersionCEC no FacebookCEC no YouTube
Entrada seta Actividades seta 2010-2007 seta Jornada Comemorativa - "António Lobo Antunes: a arte do romance"

Jornada Comemorativa - "António Lobo Antunes: a arte do romance"

Organização: Felipe Cammaert
Data: 30 de Junho de 2009
Local: Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa
Programa-Download
Formulário-Download
Flyer - Download

Apresentação:

     Por ocasião dos 30 anos de publicação do romance Memória de Elefante (Lisboa, Vega, 1979), impõe-se uma reflexão sobre a obra romanesca de António Lobo Antunes no seu conjunto, e nomeadamente em torno da questão da sua arte do romance. 
     Ao longo dos anos, António Lobo Antunes tem sido relativamente discreto sobre este aspecto da sua obra, com excepção de algumas crónicas e certas declarações em entrevistas. Contudo, na obra antuniana, a preocupação com a configuração do romance é evidente, quer no que diz respeito ao trabalho da língua, quer no tratamento dos elementos ficcionais. O escritor tem confessado em múltiplas oportunidades o seu desejo de “mudar a arte do romance”. No entanto, um dos objectivos manifestos da nossa aproximação é o de ultrapassar o conjunto restrito de textos antunianos que faz referência explícita a esta questão (nos quais a crónica Receita para me lerem figura como pedra angular deste universo), para que seja possível encontrar novas linhas de interpretação, ou elaborar mais fundamentadamente algumas das já existentes.
     As comunicações dos participantes nesta jornada deverão abordar a questão da dimensão e da relevância da “arte do romance” na produção de Lobo Antunes, sob diversas perspectivas, tais como a intertextualidade, o estilo, a autobiografia, o romanesco, a relação com o romance tradicional, a evolução da obra e o desenvolvimento dos diferentes eixos temáticos.






| Imprimir | Adicionar aos Favoritos |

Centro de Estudos Comparatistas da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa
conteúdos: © 2006 - 2017, Centro de Estudos Comparatistas
textos assinados: © autor respectivo