Entrada seta Actividades seta 2010-2007 seta Colóquio Internacional "Memória e Sabedoria"

Colóquio Internacional "Memória e Sabedoria"

Organização: Centro de Estudos Comparatistas e Centro de Estudos Clássicos
Data: 9, 10 e 11 de Dezembro de 2009
Local: Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa
Programa definitivo- Download

Call for Papers/Apelo à Participação:

Por vezes, implicitamente, outras vezes, de uma forma claramente dita, a vocação última do conhecimento vai além da erudição e expressa-se na demanda de um saber que é também um regime de vida, uma orientação perante os outros e o mundo, enfim, uma sabedoria. Ao longo dos tempos, o que nesta demanda foi sendo visto e percebido ganhou corpo e não raramente constituiu-se em múltiplas tradições. Na possível transmissão da sabedoria, a memória, na sua faculdade qualitativa de esquecer e tornar presente, desempenha um papel activo e decisivo.
     Para nós, no Ocidente, a filosofia e a sua história marcam o modo como o “desejo do saber” se delineou e se expressou. A demanda da sabedoria, porém, é anterior aos Gregos, excede os limites da filosofia e nela se cruzam diversas questões. O tema da memória e da sabedoria engloba várias áreas e integra múltiplas concretizações, desde as tradições religiosas e sapienciais e as grandes construções filosóficas à compreensão das circunstâncias concretas da realidade, desde o saber dos filósofos, dos profetas, dos guerreiros à sabedoria popular e até proverbial, ou mesmo a sabedoria do “louco” ou do “parvo”. O que se entende por sabedoria? Qual o papel da memória na transformação do homem estulto em homem sábio? Pode a sabedoria ser objecto de transmissão? Interessa também, por outro lado, o “chamamento” do não-contemporâneo neste contexto: melhor, não excluindo a questão do contemporâneo (porque é dele o ponto de vista), o desafio é ver como diferentes tipos de discurso encaram a transmissão da sabedoria, enraizando-se no não-contemporâneo. Estas são algumas das perguntas que orientarão o presente colóquio e que englobam diversas áreas, como a teologia, o judaísmo, os estudos medievais, a literatura e a filosofia, ou os estudos de literatura oral, entre outras.

• Tópicos de intervenção:

• O papel da memória na constituição e na transmissão da sabedoria:

a) sabedoria e cultura: convergências e divergências;
    b) escola e sabedoria;
    c) retórica e sabedoria;
    d) sabedoria e organização espacial e temporal do mundo;

• As tradições religiosas, sapienciais e filosóficas:

a) a sabedoria emergente das várias tradições religiosas;
    b) o pensamento filosófico como expressão de sabedoria;
    c) o discurso da lei e o diálogo com a sabedoria;

• A tradição popular como veículo de sabedoria:

a)  os provérbios;
    b) as figuras do “louco”, do “parvo” e outras semelhantes;
    c) o papel das literaturas orais e tradicionais.

Apesar de serem considerados outros tópicos para além dos acima mencionados, dar-se-á preferência a propostas de comunicação e painéis que se enquadrem directamente nas alíneas acima identificadas. Serão encorajadas análises oriundas de um amplo espectro de temas e textos (literatura, cinema, teatro, cultura popular, artes visuais e teoria), intervenções teóricas, reflexões e provocações disciplinares e inter-disciplinares.
     O colóquio contará com a presença dos seguintes conferencistas plenários (confirmados):

• José Mattoso, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa;
• Carlos Silva, Universidade Católica Portuguesa;
• Peter Stilwell, Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa;
• Pedro Ferré, Universidade do Algarve;
• Djelal Kadir, Penn State University

a confirmar:

• Jean-Marie Flammand, Centre National de la Recherche Scientifique

O colóquio encontra-se organizado em sessões plenárias, destinadas a participantes convidados, e sessões paralelas de comunicações por inscrição.
     Aceitam-se quer propostas individuais de comunicação, acompanhadas de título e resumo, quer propostas de painéis de 3 participantes, subordinados a um tema conjunto, sob proposta do seu presidente, acompanhados dos respectivos títulos e resumos. As propostas serão objecto de avaliação por parte da Comissão Organizadora. O envio das propostas de comunicações deverá ser feito até 30 de Abril de 2009,

por e-mail: Este endereço de email está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email , a/c Rui Carlos Fonseca

ou por correio:

Memória e Sabedoria
a/c Centro de Estudos Comparatistas / Centro de Estudos Clássicos
Rui Carlos Fonseca
Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa
Alameda da Universidade
Portugal

As propostas devem ser acompanhadas de um resumo da comunicação (máximo 1500 caracteres) e de um curriculum vitae abreviado (até 1500 caracteres). O preço de inscrição com comunicação é de 35 euros, que deverão ser pagos após a aceitação das mesmas, que será comunicada aos participantes até 30 de Junho de 2009. A inscrição só se considerará efectiva após a confirmação do seu pagamento.

Comissão Organizadora:

Helena Buescu