Entrada seta Actividades seta 2014-2011 seta Curso Livre e Acção de Formação Diálogos Ibero-americanos

Curso Livre e Acção de Formação Diálogos Ibero-americanos

Data: 13 de Janeiro a 5 de Fevereiro de 2015
Hora: 18:00 - 21:00
Local: Sala 4 e sala 5.2, FLUL

O curso confere 1 crédito CCPFC.

O Curso de Formação "Diálogos Ibero-americanos" tem dois objectivos fundamentais: por um lado, pretende-se abordar alguns dos principais aspectos relativos ao cruzamento da literatura portuguesa com literaturas da América Latina, nomeadamente a brasileira, a hispano-americana e a das Caraíbas de língua espanhola. A abordagem desta problemática será orientada por uma perspectiva comparatista, que procurará dar a conhecer as relações literárias, culturais e históricas entre as literaturas produzidas na América Latina e a literatura portuguesa. Por outro lado, interessa dar visibilidade às literaturas produzidas no espaço ibero- americano, ainda muito pouco lidas e estudadas em Portugal.
Esta perspectiva inovadora será de grande interesse para a comunidade docente nas áreas de Português e Espanhol, e suscitará a consideração de renovadas aplicações didácticas em diversos níveis do Ensino Básico e Secundário, já que visa oferecer aos docentes a possibilidade de explorar caminhos diversos dos habituais no ensino das línguas e literaturas ibéricas.
Este curso integra-se numa das linhas de trabalho nucleares no Centro de Estudos Comparatistas da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, com experiência reconhecida na organização de cursos, workshops e outras formações breves destinadas à comunidade. Concretamente, o curso insere-se nos interesses do Projecto DIIA – Diálogos Ibéricos e Ibero-Americanos, que se dedica ao estudo das produções literárias de Portugal, de Espanha e da América Latina a partir de um olhar comparatista, transnacional e interlinguístico.

Cartaz | Programa | Sessões | Ficha de inscrição

Mais informação e inscrições: Este endereço de email está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email