Entrada seta Actividades seta 2014-2011 seta Lit&Tour: Conferência Internacional sobre Literatura e Turismo

Lit&Tour: Conferência Internacional sobre Literatura e Turismo

Organização: Cec/ Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo da Univ. do Algarve
Data:
26 e 27 de Novembro de 2012
Local: FLUL
Site do Projecto Lit & Tour
Ficha de Inscrição
Programa

Image A Lit&Tour: Conferência Internacional sobre Literatura e Turismo organizada pelo Centro de Estudos Comparatistas da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, em colaboração com a Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo da Universidade do Algarve, focará a relação entre Literatura e Turismo, nas suas mais variadas formas e a partir da visão de académicos destas duas áreas científicas.

As últimas três décadas têm sido férteis em estudos e publicações sobre a questão da literatura de viagens, abordando a viagem nos seus mais variados sentidos. Já a relação entre literatura e turismo, que passa pela literatura de viagens, mas não se esgota de forma alguma nesta, não foi ainda alvo de um estudo sistemático e intensivo.

Apesar de em Portugal os itinerários literários e outras formas de ligação entre literatura e turismo serem escassos, fora do nosso país são múltiplas e diversas as iniciativas de turismo literário que se realizam actualmente. O modo como estas se têm vindo a multiplicar nos últimos anos é revelador do crescente interesse suscitado por este tipo de turismo. Para além disso, é também relevante e expressão do interesse cada vez maior pelo turismo literário a recente criação por parte da UNESCO  de uma lista de “Cities of Literature”.

A forma como um espaço é referido num texto literário apresenta-se como um elemento que pode ser da maior relevância na construção da imagem desse mesmo espaço, como uma espécie de protocolo de leitura. Tal assume relevância na medida em que a imagem/ memória do espaço é central no processo da sua transformação em produto turístico. Não podendo ser experienciado pelo consumidor antes da sua aquisição, o destino/espaço turístico é um produto cuja valorização depende na íntegra do imaginário, das memórias evocadas por outros, das descrições que esses outros fazem do espaço em si, mas também das vivências e emoções proporcionadas por esse espaço ou nele vividas. Aquilo que ao longo de séculos os autores vão dizendo a propósito da sua própria experiência ou das experiências  vividas pelas suas personagens gera uma memória desse espaço que pode condicionar a imagem que dele é veiculada aquando da sua transformação em produto turístico.

Estrutura:

A Conferência será dividida em sessões plenárias, destinadas a participantes convidados, e sessões paralelas, destinadas a comunicações por inscrição.

Conferencistas Plenários:

• Professor Doutor Harald Hendrix (Universidade de Utrecht)
  • Professora Doutora Helena Carvalhão Buescu (Universidade de Lisboa)

Submissão de propostas:

Aceitam-se propostas de comunicação, com a duração máxima de 20 minutos, centradas preferencialmente (mas não exclusivamente) nos seguintes tópicos:

• Representações do turismo na literatura, podendo passar pela verificação dos diferentes tipos de turismo representados e pelos destinos e património que lhes estão associados;
  • Representações do turista e das suas experiências na literatura (o escritor turista/o leitor turista/o turista cultural/ o relato da experiência turística do próprio ou de outrem);
  • Turismo literário.

Enviar resumo de 250-500 palavras, até dia 14 de Junho de 2012, com indicação do material necessário para a apresentação para o seguinte endereço de e-mail lit& Este endereço de email está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email .
Serão aceites propostas em Português ou Inglês.

As propostas devem ser acompanhadas de um curriculum vitae abreviado (até 1500 caracteres).

Notificação de aceitação: 31 de Julho de 2012

O texto integral deverá ser enviado até final de Janeiro 2013 para apreciação, revisão e eventual publicação.

Inscrições:

Com comunicação: até 10 de Setembro - 60 euros; após essa data -  100 Euros.
Sem comunicação: até 10 de Setembro - 30 euros; após essa data -  50 Euros.
Entrada livre para quem não quiser material de apoio, estudantes de Doutoramento da FLUL e de Mestrado da ESGHT.
A inscrição só se considerará efectiva após a confirmação do seu pagamento.

Comissão Científica:

 Ana Filipa Prata (FLUL)
 Cláudia Henriques (ESGHT – UAlg)
 Isabel Dâmaso Santos (FLUL)
 Isilda Leitão (ESHTE)
 José Figueiredo Santos (ESGHT – UAlg)
 Raquel Baltazar (FLUL)
 Rita Baleiro (ESGHT – UAlg)
 Sílvia Quinteiro (ESGHT – UAlg/ CEC)

Contactos:

Lit&Tour: Conferência Internacional sobre Literatura e Turismo