Entrada seta Actividades seta 2014-2011 seta Série de Conferências "Re-Ver os Impérios e os seus Objectos de Fantasia"

Série de Conferências "Re-Ver os Impérios e os seus Objectos de Fantasia"

3ª sessão - ARQUIVOS IMPERIAIS: SIGNOS, VESTÍGIOS, RUÍNAS
Data: 17.12.2012, 10h – 18h30
Local: Goethe-Institut Portugal
Organização: CEC e Africa.Cont (CML)
Cartaz

As representações dos impérios tiveram um papel decisivo na autorrepresentação dos estados-nação europeus a vários níveis – da imprensa escrita à publicidade, da fotografia, cinema, arquitetura e museus aos objetos do dia-a-dia. Os artefactos materiais, os seus vestígios e ruínas, foram, portanto, decisivos para fundamentar e alimentar narrativas de desejo e abjeção, constituindo o ponto de partida para a compilação de um vasto arquivo que ainda determina as narrativas de identidade e pertença nacionais, de inclusão e de exclusão em torno dos estados-nação. Estes artefactos ajudaram, assim, à construção de uma série de projeções e fantasias sobre o “eu” e o “outro” que poderão, ainda hoje, ser relevantes para a compreensão dos limites criados em torno – e dentro – da Europa e do “Ocidente”.

Na terceira e última sessão deste ciclo, depois de se ter considerado estas questões a partir das artes visuais, regressa-se a uma perspetiva predominantemente antropológico-histórica. O encontro assinalará ainda a conclusão da pesquisa sobre as iconografias do "Império Colonial Português” que esteve na base destes encontros, através da apresentação e lançamento do livro Um império de papel. Imagens do colonialismo português na imprensa periódica ilustrada (1875-1940) da autoria de Leonor Pires Martins e publicado pelas Edições 70.

PROGRAMA:
10:00h - Recepção e Introdução
Joachim Bernauer (Goethe Institut) e José António Fernandes Dias (AFRICA.CONT)
10.30h - Imperial Debris: On Ruins and Ruination” - Ann Laura Stoler (The New School for Social Research)
11:30h - Debate
12:00h - Intervalo Café
12:30h - The Noetic of the Archive or the Resistance of Photography to History. The Colonial Example - Inês Beleza Barreiros (New York University)
13:00h - Debate
Moderação: Cristiana Bastos (ICS)
13:30h - Intervalo para Almoço
15:00h - ‘A Peep at the Natives’: Empire, Anthropology and Collecting Peoples in Nineteenth-Century Britain - Sadiah Qureshi (University of Birmingham)
15:30h - Debate
Moderação: Ricardo Roque (ICS)
16:00h - Intervalo Café
16:30h - Projeção do filme Signs of Empire (John Akomfrah - Black Audio Film Collective, 1984, 22 min.)
17:00h - Apontamentos finais
Manuela Ribeiro Sanches (CEC/ FLUL)
18:00h - Lançamento do livro Um Império de Papel. Imagens do colonialismo português na imprensa periódica ilustrada (1875-1940) de Leonor Pires Martins, Lisboa, Edições 70.
Apresentação de Manuela Ribeiro Sanches e Leonor Pires Martins

As conferências serão apresentadas em Inglês
ENTRADA LIVRE
Organização: Centro de Estudos Comparatistas e Africa.Cont (CML)