Entrada seta Actividades seta 2015-2018 seta Aula Aberta de Guillaume Bourgois

Aula Aberta de Guillaume Bourgois

Data: 3 de Julho de 2017

Local: Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (Anfiteatro III)

Guillaume Bourgois (Université Grenoble Alpes)

"Mr. Avery sou eu": elementos de releitura de Madame Bovary em Bigger than Life (1956), de Nicholas Ray

Cem anos separam a publicação de Madame Bovary e a estreia, em 1956, de Bigger than Life. A análise de diversos ecos narrativos e formais entre a obra de Gustave Flaubert e o filme de Nicholas Ray - da releitura da cena inicial do romance à circulação das suas duas cores emblemáticas, o encarnado do Romantismo literário e o branco do arsénico e da vanitas mundi - permite evidenciar uma profunda afinidade entre os dois autores. Se Madame Bovary era um duplo de Flaubert, será que se pode dizer o mesmo da figura central de Bigger than Life?

Guillaume Bourgois é professor de Estudos Fílmicos na Université Grenoble Alpes. Autor de uma tese intitulada Poétique de la divergence: le cinéma d'Oliveira à la lumière de Pessoa (et de Godard), trabalha principalmente sobre o cinema português, os filmes de Jean-Luc Godard e o cinema americano moderno e contemporâneo. Além de diversos artigos, publicou um ensaio longo sobre O Estranho Caso de Angélica de Manoel de Oliveira em 2013 (Angélica!, De L'Incidence Éditeur).

Evento no facebook

Actividade realizada no âmbito do projecto de investigação RIAL, do grupo THELEME do CEC-FLUL.