Entrada
Entrada
O Centro
Investigação
Investigadores
Actividades Destaques 2015-2018 2014-2011 2010-2007 2006-2003 2002-1999
Formação
Publicações
Biblioteca
Redes Internacionais
Recursos Electrónicos
Call for Papers
Boletim
Ligações úteis
Contactos

English VersionCEC no FacebookCEC no YouTube
Entrada seta Actividades seta 2015-2018 seta Conferência Internacional Imagens da Ásia no Cinema Português

Conferência Internacional Imagens da Ásia no Cinema Português


Datas
: 16 e 17 de Março, 2017
Local: Anfiteatro III - FLUL
Cartaz | Website | Programa

 
English Version

O Colóquio Internacional Imagens da Ásia no Cinema Português, integrado na linha de investigação do Centro de Estudos Comparatistas ORION – Orientalismo Português, terá lugar nos dias 16 e 17 de Março de 2017, no Anfiteatro III da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, com um conjunto sessões a realizar-se na Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema. Dele resultará um volume na série de publicações ACT – Alteridades, Cruzamentos e Transferências.
Desde as primeiras décadas do século XX — casos de Macau (1924) e a mais de uma dezena de documentários de M. Antunes Amor ao longo da década de 20 e 30, ou os documentários de de Miguel Spiguel —, passando por cineastas como Paulo Rocha (A Ilha dos Amores, 1982; A Ilha de Moraes, 1984; O Desejado ou As Montanhas da Lua, 1987; Portugaru San - O Senhor Portugal em Tokushima, 1993), Luís Filipe Rocha (Amor e Dedinhos de Pé, 1991) ou João Mário Grilo (Os olhos da Ásia, 1996), até aos anos mais recentes — casos de Ivo M. Ferreira (O Homem da Bicicleta - Diário de Macau, 1997 e Em Volta, 2002), a filmografia de João Pedro Rodrigues e João Rui Guerra da Mata (China China, 2007; Alvorada Vermelha, 2011; A Última Vez que Vi Macau (2012); Mahjong, 2013; IEC Long, 2014), ou o muito recente Ama-San (2016) de Cláudia Varejão — é possível observar uma série de gestos que, passando pelas transformações póscoloniais, aproximam a filmografia portuguesa da cultura e espaços asiáticos a que o país esteve ligado desde os Descobrimentos. A Ásia é, em tantos destes filmes, interpretada e problematizada por meio de um conjunto de imagens e de categorias que remontam até século XVI. Seja desde um interesse pelos momentos inaugurais desses encontros até um interesse pelos movimentos migratórios contemporâneos, revela-se uma discreta mas consequente permanência do tópico no cinema português, mesmo em autores para os quais não constitui um tópico central. A constatação deste fenómeno abre um panorama em que o cinema, tal como a literatura, se mantém ligado a um processo regular e contínuo de reflexão sobre Portugal, que se intensifica com a representação do Outro e a aproximação ao imaginário oriental. Para este Colóquio são particularmente relevantes propostas que  ofereçam  perspectivas transdisciplinares, comparativas e inovadoras sobre as representações da alteridade asiática no cinema português.

ENTRADA LIVRE

COMISSÃO ORGANIZADORA

BRUNO BÉU | CEC - Universidade de Lisboa
CATARINA NUNES DE ALMEIDA | CEC - Universidade de Lisboa

COMISSÃO CIENTÍFICA

ANA PAULA LABORINHO | CEC - Universidade de Lisboa
BRUNO BÉU | CEC - Universidade de Lisboa
CATARINA NUNES DE ALMEIDA | CEC - Universidade de Lisboa
EVERTON MACHADO | CEC - Universidade de Lisboa
HADEN GUEST | Universidade de Harvard
JOÃO MÁRIO GRILO | iFilNova - Universidade Nova de Lisboa
KENNETH DAVID JACKSON | Universidade de Yale
RICHARD A. GORDON | Universidade da Georgia

Iniciativa no âmbito do projecto ORION Orientalismo Português do grupo de investigação LOCUS do Centro de Estudos Comparatistas.






| Imprimir | Adicionar aos Favoritos |

Centro de Estudos Comparatistas da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa
conteúdos: © 2006 - 2017, Centro de Estudos Comparatistas
textos assinados: © autor respectivo