Entrada seta Actividades seta 2015-2018 seta Ciclo de Cinema As Imagens Reencontradas

Ciclo de Cinema As Imagens Reencontradas

Data: 6 de Abril a 25 de Maio de 2017
Horário: Quintas-feiras, pelas 18:30
Local: Salão Nobre da Reitoria da Universidade de Lisboa
Programa | Cartaz

O ciclo de cinema As Imagens Reencontradas, de entrada livre, decorrerá de 6 de Abril a 25 de Maio, às quintas-feiras, pelas 18:30, no Salão Nobre da Reitoria da Universidade de Lisboa.

Partilhar momentos fulcrais da História do Cinema com os outros, quer se encontrem dentro ou fora da comunidade académica, é uma responsabilidade que cabe a quem acredita que essas recordações acrescentam importância às nossas vidas, e aos que não querem que esses instantes valiosos caiam no esquecimento. O ciclo As Imagens Reencontradas, com curadoria de Tiago J. Silva (estagiário curricular no Núcleo de Programação Cultural da Reitoria da UL), organiza-se com o objectivo de cumprir aquele propósito, problematizando questões relacionadas com a cinefilia e, por esse motivo, tentando fazer justiça às memórias e imagens que recordamos da História do Cinema.

As sessões do ciclo contarão sempre com convidados que fazem uma breve apresentação do filme: António M. Feijó, Clara Rowland, Fernando Guerreiro, Ivo Canelas, Mário Jorge Torres, Simão Valente e Tiago J. Silva. A escolha dos filmes coube a cada convidado, e pediu-se apenas que se cumprisse um requisito: o filme em questão tem de ser um filme que recordem da História do Cinema — e, portanto, um dos filmes das suas vidas. O fio condutor será então evidenciado pelas relações que se forem estabelecendo ao longo do ciclo, e aquelas serão, porventura, mais proveitosas do que seriam no caso de nos decidirmos focar num tema pré-definido.

Actividade realizada pelo Núcleo de Programação Cultural e Ligação à Sociedade da Reitoria da Universidade de Lisboa, com o apoio do Centro de Estudos Comparatistas.