Entrada seta Actividades seta 2015-2018 seta Colóquio Internacional ACT 32

Data: 26 - 28 de Novembro de 2015
Local: Anfiteatro III, FLUL e Museu do Oriente
Cartaz | Programa

Call for Papers: http://www.comparatistas.edu.pt/images/stories/actividades/act32_cfp%20-%20pt.pdf

Portugal tem uma longa tradição de relatos de viagens que remonta ao período dos Descobrimentos. Nos séculos XVI e XVII, foram relatos portugueses que divulgaram na Europa as primeiras imagens renascentistas da China e do Japão, apresentados como lugares de perfeição que invertiam os desmandos europeus. Desde então, a representação do chamado Extremo Oriente tem sido um tópico recorrente não apenas nos relatos de viagens, mas também na ficção literária e nas demais manifestações artísticas (pintura, música, arquitectura, etc.). Esses primeiros contactos, marcados por um deslumbramento por esses países longínquos, com especial destaque para a China e o Japão, deram lugar, a partir do final do século XVIII, a um Renascimento Oriental, que se intensifica ao longo do século XIX e no início do século XX, acompanhando a expansão dos impérios europeus na Ásia. O ciclo colonial português foi formalmente encerrado em 1999 com a transferência da administração de Macau para a República Popular da China. O fim desse ciclo veio permitir estudar o Orientalismo Português de uma perspectiva pós-colonial, em que Macau representa um importante tópico de pesquisa, tendo em conta a sua relevância geográfica como mediador entre mundos (China, Japão, Índia e Europa), mas também em virtude do significado simbólico de “Macau” enquanto porta/porto.

Este colóquio internacional – 32 da série Alteridades, Cruzamentos, Transferências (ACT) organizada pelo Centro de Estudos Comparatistas – convida à submissão de propostas para comunicações de 20 minutos que ofereçam perspectivas transdisciplinares, comparativas e inovadoras sobre os contactos, negociações e circulações entre o espaço luso e os demais espaços asiáticos, compreendidos num escopo temporal lato.

Oradores convidados:

• Ana Paula Laborinho (Uni. de Lisboa)
  • Giangiorgio Pasqualotto (Uni. degli Studi di Padova)
  • Harish Trivedi (Uni. of Delhi)
  • Isabel Pires de Lima (Uni. do Porto)
  • Otto Zwartjes (Uni. of Amsterdam)

conteúdos: © 2006 - 2018, Centro de Estudos Comparatistas