Entrada
Entrada
O Centro
Investigação
Investigadores
Actividades Destaques 2015-2018 2014-2011 2010-2007 2006-2003 2002-1999
Formação
Publicações
Biblioteca
Redes Internacionais
Recursos Electrónicos
Call for Papers
Boletim
Ligações úteis
Contactos

English VersionCEC no FacebookCEC no YouTube
Entrada seta Actividades seta 2015-2018 seta Concurso Bolsas de Pós-doutoramento

Concurso Bolsas de Pós-doutoramento

CONCURSO PARA A ATRIBUIÇÃO DE 4 BOLSAS DE PÓS-DOUTORAMENTO (BPD) NO ÂMBITO DA UNIDADE DE I&D CENTRO DE ESTUDOS COMPARATISTAS, COM A REFERÊNCIA UID/ELT/00509/2013, FINANCIADA POR FUNDOS NACIONAIS ATRAVÉS DA FCT/MEC (PIDDAC) E QUANDO APLICÁVEL COFINANCIADA PELO FEDER, NO ÂMBITO DO NOVO ACORDO DE PARCERIA PT2020.
Deadline: 8 de Junho de 2015
English.


Encontra-se aberto concurso para a atribuição de quatro (4) bolsas de pós-doutoramento no Centro de Estudos Comparatistas, da Universidade de Lisboa  (UID/ELT/00509/2013), financiadas por fundos nacionais - FCT/MEC (PIDDAC) e quando aplicável cofinanciado pelo FEDER, no âmbito do novo acordo de parceria PT2020 –, sob as seguintes condições:

1. Principal área de investigação: Estudos Comparatistas

2. Requisitos de admissão: Doutoramento (em Humanidades ou Ciências Sociais) concluído à data de início do contrato.

3. Plano de trabalhos: Os quatro (4) bolseiros de pós-doutoramento desenvolverão investigação avançada, em regime de full-time, no âmbito do programa estratégico do Centro de Estudos Comparatistas.
Será dada preferência a projectos com uma forte componente interdisciplinar e com abordagens inovadoras. Contribuindo para o desenvolvimento científico dos Grupos de Investigação e trabalhando em proximidade com o Investigador principal e com investigadores de cada Grupo em termos de gestão e organização da investigação, espera-se que os bolseiros fomentem e criem novas sinergias entre os Grupos de Investigação.
Cada bolseiro de pós-doutoramento estará alocado a um dos quatro Grupos de Investigação. Portanto, o projecto de investigação proposto deve corresponder aos objectivos do Grupo de Investigação a que se candidata.
Os bolseiros terão acesso a um gabinete partilhado, computadores e bibliotecas, bem como a outros serviços e recursos.
Os candidatos deverão incluir na candidatura uma proposta de projecto de investigação com a duração de três anos, explicando como e por que razão o projecto contribuirá tanto para a linha de investigação abrangente do Centro “Comparatismo, Cosmopolitismo Reflexivo e Perspectivas Críticas sobre a Globalização”, como para os quatro Grupos de Investigação existentes (para mais informação: http://www.comparatistas.edu.pt/centro/centro/apresentacao.html

Nota: Os candidatos deverão apresentar uma única candidatura para uma das seguintes posições, indicando a referência da bolsa na carta de apresentação.

Referências das bolsas:
PostDoc-CEC-CITCOM (1)
PostDoc-CEC-LOCUS (2)
PostDoc-CEC-MORPHE (3)
PostDoc-CEC-THELEME (4)


PostDoc-CEC-CITCOM (1)
1 Bolsa - CITCOM, Cidadania, Cosmopolitismo Crítico, Modernidade(s), (Pós-)Colonialismo, RG-509-1937 (http://www.comparatistas.edu.pt/investigacao/citcom/)
Candidaturas que deem prioridade a um diálogo inovador e reflexivo entre as Ciências Sociais e as Humanidades são particularmente encorajadas.

PostDoc-CEC-LOCUS (2)
1 Bolsa - LOCUS, Espaços, Lugares e Paisagens, RG-509-1996 (http://www.comparatistas.edu.pt/investigacao/locus/)
São encorajadas candidaturas que abordem a ideia de globalização a partir de uma perspectiva crítica e que demonstrem interesse e compromisso para com as áreas científicas do grupo de investigação.

PostDoc-CEC-MORPHE (3)
1 Bolsa - MORPHE, Texto e Memória (RG-509-1999 http://www.comparatistas.edu.pt/investigacao/morphe/)
São encorajadas candidaturas que demonstrem interesse em desenvolver investigação sobre temas estéticos e culturais associados à memória, às emoções e à tradição literária.
.

PostDoc-CEC-THELEME (4)
1 Bolsa - THELEME, Estudos Interartes e Intermedia, RG-509-2000 http://www.comparatistas.edu.pt/investigacao/theleme/)  .
São encorajadas candidaturas que revelem interesse por questões relacionadas com intermedia e/ou tradução entre media verbais, visuais e áudio.


4. Legislação e regulamentação aplicável: Lei Nº. 40/2004, de 18 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica) - http://www.fct.pt/apoios/bolsas/estatutobolseiro  ; Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, IP - 2013 http://www.fct.pt/apoios/bolsas/regulamento.phtml.pt republicado em anexo ao Regulamento nº 326/2013, no Diário da República, 2ª série, nº 164, de 2 de Agosto de 2013, com a redacção actual) e do Regulamento de Bolsas da Universidade de Lisboa, aprovado por despacho da FCT,I.P (Despacho nº 6984/2014, publicado no Diário da República, 2ª série, nº 102, de 28 de Maio).

5. Local de exercício da actividade: As actividades relacionadas com as bolsas serão desenvolvidas no Centro de Estudos Comparatistas, da Universidade de Lisboa, sob a orientação científica do Coordenador do Grupo de Investigação ao qual o bolseiro estará alocado.

6. Duração da(s) bolsa(s): Os candidatos escolhidos deverão começar o trabalho em Setembro de 2015. Os contratos de bolsa terão a duração de 12 meses e poderão ser renovados até um limite máximo de 6 anos, de acordo com o Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a tecnologia, I.P. – 2013, podendo o seu valor ser imputado no projeto em questão apenas durante o período de elegibilidade do mesmo.

7. Valor do subsídio de manutenção mensal:
O montante da bolsa corresponde a 1495 euros/mês conforme tabela de valores das bolsas atribuídas directamente pela FCT, I.P. no país (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores). As bolsas serão pagas mensalmente por transferência bancária.
O desempenho de funções a título de bolseiro é efetuado em regime de dedicação exclusiva, ao abrigo do Artº. 5º do Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica.

8. Métodos de selecção: O método de selecção tem duas fases (1ª fase: avaliação de CV e de Projecto, com uma valoração de 60%; 2ªfase: entrevista, com uma valoração de 40%).

9. Composição do júri de selecção: Presidente do Júri: Prof. Manuela Ribeiro Sanches;
Vogais efectivos: Prof. Fernanda Mota Alves, Dr. Susana Araújo, Prof. Clara Rowland
Vogal suplente: Prof. João Ferreira Duarte

10. Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão divulgados em Julho de 2015 nos sites do Centro de Estudos Comparatistas (http://www.comparatistas.edu.pt/) e da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa(http://www.letras.ulisboa.pt/pt/investigacao/bolsas-de-investigacao/bolsas-flul) .
Os candidatos serão notificados por email e terão dez dias a partir do anúncio dos resultados para apresentar qualquer queixa formal sobre esses mesmos.

11. Prazo de candidatura: Este concurso está aberto até dia 2015-06-08.


12.Forma de apresentação das candidaturas:

• 2 (duas) cartas de recomendação confidenciais devem ser enviadas directamente por email para a Direcção do CEC ( Este endereço de email está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email ). Serão aceites cartas até ao dia 8 de Junho de 2015.
• O dossiê com a candidatura deve ser enviado pelo candidato por correio para a seguinte morada:
Serviço de Pessoal
Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa
Alameda da Universidade
1600 - 214 Lisboa
Portugal

O dossiê deve incluir:
1. Certificado de Doutoramento (ou cópia);
2. Carta de motivação (Máximo: 750 palavras);
3. Curriculum vitae;
4. Projecto de investigação detalhado (máximo: 1500 palavras). O projecto deverá demonstrar uma forte componente comparatista e interdisciplinar, descrevendo de que forma se enquadra no Grupo de Investigação no qual deverá ser incluído, bem como de que forma contribui para a linha de investigação abrangente do Centro. Deverá também incluir uma descrição do estado da arte, uma definição precisa dos principais objectivos e objectos da investigação, bem como as razões pelas quais o projecto terá resultados inovadores e acrescentará valor à investigação desenvolvida no Centro. Recomenda-se uma leitura atenta dos objectivos específicos de cada Grupo de Investigação: http://www.comparatistas.edu.pt/investigacao.html


NB:  Os candidatos deverão enviar apenas 1 (uma) candidatura para apenas uma das bolsas, indicando a referência da bolsa [PostDoc-CEC-CITCOM (1); PostDoc-CEC-MORPHE (2); PostDoc-CEC-LOCUS (3); PostDoc-CEC-THELEME (4)] na carta de motivação.

 

13. Contactos da Unidade de Investigação
Unidade: Centro de Estudos Comparatistas, Universidade de Lisboa

Morada:
Centro de Estudos Comparatistas
Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa
1600 – 214 Lisboa
Portugal
Email: Este endereço de email está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email
Website: http://www.comparatistas.edu.pt/


14. Línguas
Língua: Inglês
Prioridade: Alta
Leitura: Bom
Escrita: Bom
Compreensão: Bom
Conversação: Bom

Língua: Outra
Prioridade: Alta
Leitura: Bom
Escrita: Bom
Compreensão: Bom
Conversação: Bom

Será dada preferência a candidatos com conhecimento de Português ou que tencionem aprender essa língua.

O Presidente do Júri

Prof. Doutora Manuela Ribeiro Sanches

 






| Imprimir | Adicionar aos Favoritos |

Centro de Estudos Comparatistas da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa
conteúdos: © 2006 - 2018, Centro de Estudos Comparatistas
textos assinados: © autor respectivo