Entrada seta Actividades seta 2015-2018 seta Curso Livre | Cinema Português e Ibero-Americano. Diálogos Históricos, Literários e Culturais

Data: 11-15 Julho, 2016
Horário: 9:00-13:30 e dia 13 de Julho: 9:00-16:00
Local: Cave B, FLUL

Cartaz  | Programa

Este curso tem como objectivo fundamental proceder a uma abordagem panorâmica de cinematografias portuguesas, espanholas, chilenas e brasileiras. Serão enunciadas relações possíveis entre cinema e literatura e também questões relacionadas com a paisagem no cinema português. Será tido em conta a história do cinema português, espanhol e ibero-americano, sempre em relação com a história das nações e seus contextos culturais. A abordagem destas problemáticas será orientada por uma perspectiva comparatista, que permitirá dar a conhecer as intensas relações literárias, culturais e históricas entre estas diversas comunidades, e a complexidade dos sistemas cinematográficos e literários considerados no seu conjunto.

OBJECTIVOS:
 - Conhecer as intensas e complexas inter-relações existentes entre o cinema, a história e a literatura portuguesas, espanholas e ibero-americanas, através de exemplos históricos e contemporâneos.
- Desenvolver técnicas de análise fílmica, literária e histórica a partir de uma perspectiva comparatista.
- Considerar as possibilidades de aplicação didáctica do olhar comparatista no ensino da história, literaturas e culturas de Portugal, de Espanha e da Ibero-América.

DESTINATÁRIOS
:
Professores do 2º Ciclo do Ensino Básico:
Português e Estudos Sociais / História (Grupo 200)
Educação Visual e Tecnológica (Grupo 240)

Professores so 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário:
Português (Grupo 300)
Espanhol (Grupo 350)
História (Grupo 400)
Artes Visuais (Grupo 600)

Estudantes interessados em Cinema Português e Ibero-americano

AVALIAÇÃO:
Os participantes na modalidade de Curso Livre não terão que elaborar qualquer trabalho, embora o possam fazer, caso desejem. Para obterem o certificado de participação no curso, terão que assistir a, pelo menos, 15 horas (dez sessões teóricas).
 Se os formandos desejarem ser avaliados, a avaliação final de cada um (na escala de 0 a 10) resulta da apreciação do trabalho desenvolvido nas sessões práticas do curso, em que os formandos devem aplicar os conhecimentos e as técnicas adquiridos durante as sessões teóricas. Os formandos poderão escolher entre três modalidades de trabalho final:
a) Elaboração de um ensaio individual que consistirá numa análise comparatista de obras dos universos abordados (1000-1500 palavras).
b) Redacção, individual ou em grupos de duas pessoas, de um comentário crítico ou uma análise de fontes históricas, de uma obra fílmica, literária ou ambas (1500-2000 palavras).
c) Elaboração, em grupos de duas ou três pessoas, de uma proposta de aplicação didáctica para os níveis do Ensino Básico e Secundário a partir de alguma(s) obra(s) do universo em causa (2000-2500 palavras).
Em qualquer dos três casos, a nota final corresponde à média entre o trabalho escrito entregue no fim do Curso Livre, e a respectiva apresentação oral realizada durante a última sessão do curso.

METODOLOGIA:
O curso compõe-se de dois tipos de sessões:
- Sessões teóricas de 1,5 horas referentes a diversos aspectos relacionados com história, cinema e literaturas portuguesas, espanholas e ibero-americanas (leccionadas por formadores especializados em cada uma das áreas implicadas).
- Sessões práticas de 2 horas em que os formandos terão a oportunidade de aplicar os conhecimentos e as competências desenvolvidas durante as sessões teóricas à análise fílmica, histórica e literária ou ao tratamento didáctico de textos do universo português, espanhol e ibero-americano (textos já comentados durante o Curso, ou outros textos pertinentes).

INSCRIÇÕES:

Até 30 de Junho:

Público Geral: 40 euros

Estudantes do Ensino Superior e Professores Cooperantes dos Mestrados em Ensino da FLUL: 20 euros

conteúdos: © 2006 - 2018, Centro de Estudos Comparatistas