Entrada seta Actividades seta 2015-2018 seta IDENTIDADES EM MOVIMENTO

Local: Anfiteatro III da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa
Cartaz / Programa

Identidades em movimento. Memória (trans)cultural e discursos contemporâneos

A viagem e a migração constituem só por si um desafio identitário, já que o encontro com o Outro coincide com a re-configuração de si mesmo. A cultura europeia produziu narrativas de viagens que se tornaram grandes referências, acompanharam a expansão capitalista e colonial e se apresentam como elementos de uma memória cultural de que têm vindo a ser lugares e objectos, por vezes enaltecidos, mas também banalizados ou contestados na revisitação crítica (recordemos a Odisseia e Os Lusíadas como casos exemplares). No presente, à sempre precária ligação da memória cultural a uma comunidade de contornos definidos e território delimitado é recusada qualquer legitimidade no contexto da reflexão crítica. Para tal contribuíram os conflitos bélicos do século XX até aos nossos dias e a intensificação dos fluxos demográficos e culturais produzida pelo processo da globalização. Atingiu-se, actualmente, uma fase aguda deste processo, associada aos conflitos contemporâneos que provocam intermináveis ondas de refugiados, um fenómeno cujas consequências culturais não são ainda previsíveis.
Assiste-se, assim, a um acréscimo de visibilidade por parte de identidades individuais e até comunitárias problemáticas, marcadas pelo hibridismo e pela ambiguidade,  a que frequentemente a questão do género não é alheia, antes se apresenta como factor de complexidade adicional.
Esta jornada propõe-se abordar estas questões, colocando o seu enfoque no modo como a viagem e a experiência migratória em geral contribuem para o questionamento e a reformulação das identidades e analisando aspectos da sua concretização no plano da manifestação cultural e estética na contemporaneidade.

Fernanda Mota Alves

Actividade realizada no âmbito do projecto Estética da Memória e Emoções , do grupo MORPHE .

conteúdos: © 2006 - 2018, Centro de Estudos Comparatistas