Entrada
Entrada
O Centro
Investigação
Investigadores
Actividades Destaques 2015-2018 2014-2011 2010-2007 2006-2003 2002-1999
Formação
Publicações
Biblioteca
Redes Internacionais
Recursos Electrónicos
Call for Papers
Boletim
Ligações úteis
Contactos

English VersionCEC no FacebookCEC no YouTube
Entrada seta Actividades seta 2015-2018 seta Mapear la poesía en vivo: cartografías literarias de Barcelona

Mapear la poesía en vivo: cartografías literarias de Barcelona


Data: 10 de Maio, 2017
Horário: 14:30
Local:  Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (Sala 5.2.)
Mais informação | Cartaz

 



Na linha dos mais recentes estudos que vinculam urbanismo, arquitectura, estudos culturais e estudos literários, este trabalho apresenta um projecto colaborativo actualmente em desenvolvimento: “Mapping Literary Clubs: Poetry and the City”. Para além da análise da presença das cidades na literatura (como cenários ou personagens) e da forma como têm sido marcos históricos fundamentais em determinados imaginários geográficos e emocionais de diversas gerações humanas, interessa-nos abordar um espaço concreto e ao mesmo tempo volátil, mutável e muitas vezes efémero: os centros de sociabilidade literária, em especial os relativos ao género da poesia: as tertúlias literárias, os clubes de leitura, centros de rapsódia e recitação poética. 

Blanca Ripoll Sintes, Doutora em Filología Hispánica pela Universitat de Barcelona, com menção europeia pela Universiteit van Amsterdam. A sua dissertação de doutoramento tratou sobre a relação entre jornalismo e literatura, a partir do estudio da crítica literária durante as três primeiras décadas da dictadura franquista nas páginas do semanário Destino. A sua investigação tem continuado nesta linha, indagando os vínculos entre os estudos literários, a história do jornalismo e do mundo editorial.

Actividade desenvolvida no âmbito do projecto MAPA DIGITAL DAS RELAÇÕES LITERÁRIAS IBÉRICAS (1870-1930) / LOCUS e OFF-OFF Lisbon / THELEME do Centro de Estudos Comparatistas.






| Imprimir | Adicionar aos Favoritos |

Centro de Estudos Comparatistas da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa
conteúdos: © 2006 - 2017, Centro de Estudos Comparatistas
textos assinados: © autor respectivo