Entrada seta Actividades seta 2015-2018 seta Relações entre Literatura, Artes Visuais e Artes Performativas no espaço Português e Ibero-americano

Data: 10 a 14 de Julho de 2017 | Horário: 9h - 13h30
(excepto no dia 12 de Julho em que o horário é das 9h às 16h)
Local: Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (Cave B)
Cartaz | Programa | Ficha de inscrição

O presente Curso de Formação sobre "Relações entre Literatura, Artes visuais e Artes performativas no espaço português e ibero-americano" integra-se numa das linhas de trabalho nucleares no Centro de Estudos Comparatistas da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL), com experiência reconhecida na organização de cursos, workshops e outras formações breves destinadas à comunidade. Concretamente, o curso vincula-se com os interesses do projecto DIIA – Diálogos Ibéricos e Ibero-Americanos, que se dedica ao estudo das produções literárias de Portugal, de Espanha e da América Latina/Hispânica a partir de um olhar comparatista, transnacional e interlinguístico.
Do mesmo modo, o enfoque nas artes performativas que esta acção de formação contempla coincide com um eixo central da investigação levada a cabo pelo grupo História do Teatro e do Espectáculo do Centro de Estudos de Teatro da FLUL, a saber, o estudo do teatro tanto no seu contexto literário como no âmbito mais alargado das artes performativas.
Este curso tem como objectivo fundamental proceder a uma abordagem comparada entre obras provenientes de diferentes campos do domínio artístico, que dialoguem entre si, no âmbito do espaço português, espanhol e ibero-americano. O estudo destas problemáticas será orientado por uma perspectiva comparatista, que permitirá dar a conhecer diversos modos de cruzamento entre a literatura e as artes visuais e performativas atendendo, por um lado, aos contextos culturais e históricos ibéricos e ibero-americanos e, por outro lado, à complexidade dos referidos sistemas artísticos considerados no seu conjunto.

Destinatários

• Professores do 2.º Ciclo do Ensino Básico - Português e Estudos Sociais / História (Grupo 200) ; Educação Visual e Tecnológica (Grupo 240).
  • Professores do 3.º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário - Português (Grupo 300) e Espanhol (Grupo 350) ; História (Grupo 400) ; Artes Visuais (Grupo 600).
  • Estudantes e interessados nas áreas de Literatura, Artes Visuais e Artes Performativas.

Até 30 de Junho de 2017
Público Geral: 40€
Estudantes do Ensino Superior e professores cooperantes dos Mestrados em Ensino da FLUL: 20€

Depois de 30 de Junho de 2017
Público Geral: 50€
Estudantes do Ensino Superior e professores cooperantes dos Mestrados em Ensino da FLUL: 25€

ACÇÃO DE FORMAÇÃO (1 CRÉDITO CCPFC) / CURSO LIVRE

Inscrições e Informações: Este endereço de email está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email e Este endereço de email está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email

*Em paralelo com o curso é oferecido o workshop "Corpo e sentido", dirigido pela encenadora Susana Cecílio, gratuito mas sujeito a inscrição prévia.

Actividade organizada pelo projecto DIIA , grupo LOCUS, em colaboração com o Centro de Estudos de Teatro da FLUL.