Entrada seta Actividades seta 2015-2018 seta Seminário Banda Desenhada e Pensamento Político (Sessão V)

Seminário Banda Desenhada e Pensamento Político (Sessão V)

Sessão V:
Cidade e Multidão
Data: 1 de Abril, 2017 | Horário: 16:00 - 18:00
Local: Galeria Zaratan

English version

O Seminário Banda Desenhada e Pensamento Político, através de obras de banda desenhada de autores portugueses (preferencialmente) e estrangeiros, procura debater temas e conceitos relevantes de um ponto de vista social e político. Estabelecendo um diálogo entre académicos, artistas, fãs de banda desenhada e público em geral, as sessões tocarão em assuntos como Corpo, Género, Cibernética e Transhumanismo, Cidade e Multidão, Utopia e Distopia, Totalitarismo.
Entende-se que a banda desenhada tem sido um meio privilegiado para a abordagem destes temas, muitas vezes de um modo vanguardista, experimentalista e independente, jogando com as potencialidades e limitações do próprio meio.
Com este Seminário, que junta unidades de investigação da FCSH/UNL, UAc e FLUL, pretende-se valorizar a banda desenhada enquanto matéria susceptível de reflexão académica.

A quinta sessão terá como intervenientes Marcos Farrajota e José Smith Vargas e será moderada por António Baião.

Coordenação:
António Baião (CHAM-FCSH/UNL, UAc)
Helder Mendes (CHAM-FCSH/UNL, UAc)
Pedro Moura (CEC-FLUL)
Jorge Martins Rosa (CIC.DIGITAL)

- CHAM / FCSH/NOVA | UAc
- CEC / FL/UL
- CIC.DIGITAL

- FCSH / NOVA
- FCT
- Biblioteca Camões / CML
- Ler Devagar
- Bedeteca de Lisboa

Esta actividade é realizada no âmbito do grupo de investigação THELEME .