Entrada seta Actividades seta Curso de Formação e Curso Livre "Diálogos Ibéricos"

Curso de Formação e Curso Livre "Diálogos Ibéricos"

Organização: Projecto DIIA
Data: 8-31 Janeiro de 2013
Local: Sala 4, FLUL
Cartaz

O Curso de Formação Avançada e Curso Livre Diálogos Ibéricos: Olhares Comparatistas sobre as Literaturas de Portugal e de Espanha tem como objectivo fundamental abordar alguns dos principais aspectos relativos ao cruzamento da literatura portuguesa com as demais literaturas da Península Ibérica, produzidas não só em espanhol, mas também em catalão, galego e basco. A abordagem desta problemática será orientada por uma perspectiva comparatista, que permitirá dar a conhecer as intensas relações literárias, culturais e históricas entre as diversas comunidades da Península, e a complexidade do sistema literário ibérico considerado no seu conjunto.

Esta perspectiva inovadora e enriquecedora será de grande interesse para a comunidade docente nas áreas de Português e Espanhol, e suscitará a consideração de renovadas aplicações didácticas em diversos níveis do Ensino Básico e Secundário, já que visa oferecer aos docentes a possibilidade de explorar caminhos diversos dos habituais no ensino das línguas e literaturas peninsulares.

Este curso integra-se numa das linhas de trabalho nucleares no Centro de Estudos Comparatistas da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, com experiência reconhecida na organização de cursos, workshops e outras formações breves destinadas à comunidade. Concretamente, o curso vincula-se com os interesses do projecto DIIA ­– Diálogos Ibéricos e Ibero-Americanos, que se dedica ao estudo das produções literárias de Portugal e de Espanha a partir de um olhar comparatista, transnacional e interlinguístico.

OBJECTIVOS:
-Conhecer as intensas e complexas inter-relações existentes entre a literatura portuguesa e as diversas literaturas da Península Ibérica através de exemplos históricos e contemporâneos;
-Desenvolver técnicas de análise literária a partir de uma perspectiva comparatista;
-Considerar as possibilidades de aplicação didáctica do olhar comparatista no ensino das literaturas de Portugal e de Espanha.

DESTINATÁRIOS:
-Professores do 2º Ciclo do Ensino Básico:
-Português e Estudos Sociais/História - Grupo 200
-Português e Francês - Grupo 210
-Português e Inglês - Grupo 220

-Professores do 3º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário:
-Português - Grupo 300
-Espanhol - Grupo 350
 -Estudantes e interessados em Literaturas Ibéricas

DATA E LOCAL DE REALIZAÇÃO:
Sala 4, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, de 8 a 31 de Janeiro de 2013 (3ª e 5ª, 18.00-21.00)

AVALIAÇÃO:

Para receber a creditação final correspondente ao curso, os formandos deverão assistir a um mínimo de 75% das sessões (19 horas) e obter um mínimo de 5 valores na avaliação.

A avaliação final de cada formando (na escala de 0 a 10) resulta da apreciação do trabalho desenvolvido nas sessões práticas do curso, em que os formandos devem aplicar os conhecimentos e as técnicas adquiridos durante as sessões teóricas. Os formandos poderão escolher entre três modalidades de trabalho final:
- Elaboração de um ensaio individual que consistirá numa análise comparatista de obras dos universos literários abordados (1000-1500 palavras);
- Redacção individual ou em grupos de duas pessoas, de um comentário crítico ou uma análise de tradução de obras de diferentes literaturas ibéricas (1500-2000 palavras);
- Elaboração, em grupos de duas ou três pessoas, de uma proposta de aplicação didáctica para os níveis do Ensino Básico e Secundário a partir de alguma(s) obra(s) do universo ibérico (2000-2500 palavras).

Em qualquer dos três casos, a nota final corresponde à média entre o trabalho escrito entregue no fim do Curso de Formação, e a respectiva apresentação oral realizada durante a última sessão do curso.

Os participantes na modalidade de Curso Livre não terão que elaborar qualquer trabalho, embora o possam fazer, caso desejem. Para obterem o certificado de participação no curso, terão que assistir a, pelo menos, 15 horas (dez sessões teóricas)

METODOLOGIA:

O curso compõe-se de dois tipos de sessões:

-Sessões teóricas de 1,5 horas referentes a diversos aspectos relacionados com as literaturas de Portugal e de Espanha (leccionadas por formadores especializados em cada uma das áreas implicadas);
-Sessões práticas de 2 horas em que os formandos terão a oportunidade de aplicar os conhecimentos e as competências desenvolvidas durante as sessões teóricas à análise literária ou ao tratamento didáctico de textos do universo ibérico (textos já comentados durante o Curso ou outros textos pertinentes).

PROGRAMA: CALENDARIZAÇÃO, CONTEÚDOS, FORMADORES:

8 Jan.

18.00 -21.00

Santiago Pérez Isasi: Apresentação do curso (1,5 horas)

Isabel Dâmaso Santos: As literaturas de Espanha nos programas do ensino básico e secundário em Portugal – Sugestões didácticas (1,5 horas)

10 Jan.

18.00 -21.00

Helena Buescu e M. Graciete Silva: Literaturas Ibéricas, Literaturas Europeias e Literatura-Mundo (1,5 horas)

Rita Bueno Maia: As traduções portuguesas das literaturas de Espanha (1,5 horas)

15 Jan.

18.00 -21.00

Sara Rodrigues de Sousa: Diálogos poéticos em galego, português e castelhano no final da Idade Média (1,5 horas)