Entrada seta Actividades seta Curso de Formação Relações entre Literatura, Artes Visuais e Artes Performativas

Data: 29 de Janeiro a 16 de Fevereiro de 2018 | Horário: 18h-21h00/21h30
Local: Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (Sala 2.13)
Cartaz | Programa | Ficha de inscrição

Curso de Formação Relações entre Literatura, Artes Visuais e Artes Performativas no Espaço Português e Ibero-Americano

ACÇÃO DE FORMAÇÃO (1 CRÉDITO CCPFC) / CURSO LIVRE

Este curso tem como objectivo fundamental proceder a uma abordagem comparada entre obras provenientes de diferentes campos do domínio artístico, que dialoguem entre si, no âmbito do espaço português, espanhol e ibero-americano. O estudo destas problemáticas será orientado por uma perspectiva comparatista, que permitirá dar a conhecer diversos modos de cruzamento entre a literatura e as artes visuais e performativas atendendo, por um lado, aos contextos culturais e históricos ibéricos e ibero-americanos e, por outro lado, à complexidade dos referidos sistemas artísticos considerados no seu conjunto.
O curso de formação  integra-se numa das linhas de trabalho nucleares no Centro de Estudos Comparatistas, com experiência reconhecida na organização de cursos, workshops e outras formações breves destinadas à comunidade. Concretamente, o curso vincula-se com os interesses do projecto DIIA – Diálogos Ibéricos e Ibero-Americanos, que se dedica ao estudo das produções literárias de Portugal, de Espanha e da América Latina/Hispânica a partir de um olhar comparatista, transnacional e interlinguístico.
Do mesmo modo, o enfoque nas artes performativas que esta acção de formação contempla coincide com um eixo central da investigação levada a cabo pelo grupo História do Teatro e do Espectáculo do Centro de Estudos de Teatro da FLUL, a saber, o estudo do teatro tanto no seu contexto literário como no âmbito mais alargado das artes performativas.

Destinatários

• Professores do 2.º Ciclo do Ensino Básico - Português e Estudos Sociais / História (Grupo 200) ; Educação Visual e Tecnológica (Grupo 240).
  • Professores do 3.º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário - Português (Grupo 300) e Espanhol (Grupo 350) ; História (Grupo 400); Artes Visuais (Grupo 600).
  • Estudantes e interessados em literatura, artes visuais e performativas portuguesas e ibero-americanas.

Até 15 de Janeiro de 2018
Público Geral: 50€
Estudantes do Ensino Superior e professores cooperantes dos Mestrados em Ensino: 25€

Depois de 15 de Janeiro de 2018
Público Geral: 60€
Estudantes do Ensino Superior e professores cooperantes dos Mestrados em Ensino: 30€

Inscrições e Informações: Este endereço de email está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email e Este endereço de email está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email
A inscrição no curso deverá ser realizada através do preenchimento da ficha de inscrição e envio para o e-mail Este endereço de email está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email .
Uma vez registada a inscrição será gerado uma referência multibanco para que possam proceder ao respectivo pagamento.

Actividade organizada pelo projecto DIIA , grupo LOCUS, em colaboração com o Centro de Estudos de Teatro da FLUL.

conteúdos: © 2006 - 2018, Centro de Estudos Comparatistas