Entrada seta Actividades seta Simpósio Internacional Daniel Blaufuks: Roteiros e Intersecções

Simpósio Internacional Daniel Blaufuks: Roteiros e Intersecções

Data: 9 e 10 de Outubro de 2017
Local: Anfiteatro III, FLUL

Simpósio Internacional Daniel Blaufuks: Roteiros e Intersecções

Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa

Convidados:
David Campany (University of Westminster)
David Santos (Direção Geral do Património Cultural, Portugal)
Iván Villarmea Álvarez (Universidade de Santiago de Compostela, Spain)

O Simpósio Internacional Daniel Blaufuks: Roteiros e Intersecções é um evento interdisciplinar organizado pelo grupo de investigação 'O Cinema e o Mundo: Estudos sobre Espaço e Cinema', a ser realizado no Centro de Estudos Comparatistas na Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, a 9 e 10 de Outubro 2017. Com uma obra que abrange fotografia, livros e ensaios fotográficos, vídeo, cinema e instalação, Daniel Blaufuks tem provado ser dos mais prolíficos artistas da contemporaneidade portuguesa. O artista tem trabalhado questões como o Holocausto, o exílio, a memória e pósmemória. Fotografia, imagem em movimento e material de arquivo têm sido algumas das ferramentas selecionadas para as suas explorações. Contudo, a influência de textos literários na obra do artista é incontornável. Este simpósio terá em conta duas linhas de investigação presentes na obra de Blaufuks: roteiros e intersecções. Em Roteiros, examinaremos a noção de viagem, no espaço — em condições extremas como no exílio, mas também enquanto descoberta e visita a cidades e territórios —, e na memória — memória vivida, memória que atravessa gerações, memória construída e/ou mediada. Em Intersecções, o foco será o cruzamento de múltiplos meios rtísticos em projectos expansíveis — incluindo Terezín (2007), Toda a Memória do Mundo, parte um (2014), Tentativa de Esgotamento (2016) — e o relevo da literatura na obra do artista. Tendo como objectivo o estudo da prática artística de Daniel Blaufuks como uma influência estimulante na arte contemporânea portuguesa e internacional, convidamos à submissão de propostas de comunicação de 20 minutos. As línguas de trabalho do evento serão o Português e o Inglês.

Para mais informações visite https://routesandintersect.wixsite.com/lisbon2017

Actividade realizada no âmbito do projecto O CINEMA E O MUNDO: ESTUDOS SOBRE ESPAÇO E CINEMA, do grupo THELEME.