Entrada seta Call for Papers seta Colóquio internacional Os estudos ibéricos a partir da periferia

Colóquio internacional Os estudos ibéricos a partir da periferia

Data: 8 e 9 de Março de 2018
Data limite para submissão de propostas: 15 de Novembro de 2017
Local: Sala 5.2., FLUL
1.ª Circular | 2.ª Circular | Website

Spanish version_1.ª Circular | Spanish version_2.ª Circular

Colóquio internacional Os estudos ibéricos a partir da periferia. Desafios epistemológicos e novos olhares nos estudos galegos, bascos e catalães

A progressiva consolidação dos estudos ibéricos no âmbito internacional e a sua previsível expansão nos próximos anos convidam-nos a refletir sobre a relocalização que este novo quadro de trabalho implica para os estudos galegos, bascos e catalães. O presente colóquio internacional surge como uma proposta para repensar tanto os estudos ibéricos a partir da “periferia” representada por estas realidades, como os âmbitos de estudo galego, basco e catalão à luz das novas tendências analíticas dominantes no plano internacional.

Dando continuidade a outros encontros científicos organizados pelo Centro de Estudos Comparatistas sobre os estudos ibéricos – Looking at Iberia from a Comparative European Perspective (2011) e Estudos ibéricos: novos espaços (2016) –, este colóquio pretende uma abordagem específica dos espaços sociais galego, basco e catalão como realidades complexas e com dinâmicas próprias mas propícias, simultaneamente, para a experimentação e a inovação metodológica.

Eixos de trabalho

• Os estudos ibéricos perante as realidades catalã, galega e basca;
  • Homogeneização vs. diferença no contexto dos estudos ibéricos;
  • Novas tendências analíticas nos estudos galegos, catalães e bascos;
  • Os estudos bascos, catalães e galegos no contexto académico internacional;
  • Abrangência e limitações dos estudos ibéricos;
  • Fluxos culturais na Península Ibérica e nas realidades insulares;
  • Tensões centro-periferia nos contextos (culturais e académicos) hispânicos e lusófonos na atualidade.

Conferências plenárias de

Arturo Casas, Universidade de Santiago de Compostela

Joseba Gabilondo, Michigan State University

Mercè Picornell, Universitat de les Illes Balears

Envio de resumos até 15 de novembro de 2017

Comissão organizadora

Cristina Martínez Tejero (CEC, FLUL)

Santiago Pérez Isasi (CEC, FLUL)

Ângela Fernandes (CEC, FLUL)

Mais informações em https://perifiberia2018.wordpress.com/

Actividade organizada no âmbito do Projeto DIIA ― Diálogos ibéricos e ibero-americanos, Centro de Estudos Comparatistas, FLUL, grupo LOCUS, e do Projeto Mapa digital das relações literárias ibéricas (1870-1930), Centro de Estudos Comparatistas, FLUL (IF/00838/2014).