Entrada seta Call for Papers seta Conferência Internacional Limiares na Literatura e nas Artes

Conferência Internacional Limiares na Literatura e nas Artes

Data: 7 - 8 de Junho de 2018
Data limite para submissão de propostas: 31 de Janeiro de 2018
Local: FLUL

English version | French version

Durante o último século, o conceito de “liminaridade” foi merecendo uma atenção cada vez mais acentuada em diversas áreas, da psicologia à antropologia, da filosofia aos estudos literários e culturais. No entanto, o estado que esta palavra define é muito anterior à existência da própria palavra. Basta pensar nos mitos, nos heróis e nos deuses associados à catábase, bem como noutras formas de passagem na cultura da Antiguidade greco-latina, para ter uma ideia do enraizamento histórico deste conceito.

Etimologicamente, o termo deriva da palavra latina limen – “limiar” –, que partilha a mesma raiz presente na palavra limes – “limite”, “margem”, “fronteira”. Se, por um lado, a semelhança quase idêntica da grafia apresenta a ideia comum de algo (uma pedra ou um pedaço de madeira) que é colocado transversalmente para assinalar o fim e/ou o início de um local, por outro lado, a ligeira diferença ortográfica espelha as suas diferenças funcionais e ontológicas. Na verdade, se o limen assinala o limite de um edifício ou de um aposento, a sua relação com o acto de “passagem” é claramente antitético ao do limes. Como define Mircea Eliade (The Sacred and the Profane, Harcourt, 1987, p. 25), o limiar é o lugar paradoxal que liga os mesmos dois espaços que separa: sob regras e rituais precisos, o limiar permite a passagem e quase que a exige. A função do limes, pelo contrário, é a de assegurar a impermeabilidade dos dois espaços.

O objectivo da presente conferência internacional é estimular a reflexão sobre este terceiro espaço, literalmente ambíguo, que desafia toda a lógica binária dentro/fora (bem como acima/abaixo, antes/depois, etc.). Dada a vasta extensão do tema, este primeiro encontro, que será seguido, assim se espera, por outros de maior alcance, incidirá nas manifestações multifacetadas do “limiar” na literatura e nas artes.

A conferência inclui mas não se restringe aos seguintes temas:

• Limiar, concepções
  • Limiares, espaço e/ou tempo
  • Limiares e mito
  • Limiares, passagens e transgressões
  • Limiares e identidade: inclusão, exclusão, ambiguidade
  • Limiar e género
  • Limiar e racismo

As propostas de comunicação devem ser enviadas em ficheiro Word, até 31 de Janeiro de 2018, para o seguinte correio electrónico: Este endereço de email está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email

As propostas de comunicação devem incluir:

• Nome do autor
  • Afiliação institucional
  • Título da proposta
  • Resumo (300 palavras)

Todas as propostas serão submetidas a um processo de arbitragem científica.
Os autores das comunicações aceites serão notificados até 1 de Março de 2018.
As comunicações não deverão exceder os 20 minutos.

Línguas: Inglês, Francês, Português

Taxa de inscrição: 90€ (Estudantes: 60€)

31/01/2018: Prazo para submissão de propostas

01/03/2018: Notificação de aceitação

15/04/2018: Inscrição

07-08/06/2018: Conferência

Comissão Organizadora:

Centro de Estudos Clássicos e Centro de Estudos Comparatistas da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.