Entrada seta Call for Papers seta Seminário Internacional Cultura, violência e poder na Venezuela (pós)chavista

Seminário Internacional Cultura, violência e poder na Venezuela (pós)chavista

Data: 3 de Novembro de 2017
Data limite para submissão de propostas: 31 de Agosto de 2017
Local: Sala 5.2., FLUL

Spanish version

Ao longo do século XXI, a Venezuela tornou-se o caso mais controverso da chamada maré cor-de-rosa, um termo que alude à ascensão de vários governos considerados de esquerda na América Latina. No entanto, após quase duas décadas de chavismo no poder, longe do cumprimento das promessas de justiça social e de democracia participativa, os venezuelanos assistem a uma crise política, social e humanitária sem precedentes na história moderna do país. Esta situação de emergência obriga-nos a reconfigurar os paradigmas com que tradicionalmente se pensaram os imaginários simbólicos, os espectros ideológicos, as práticas culturais e as formas de biopolítica que caracterizaram o cenário venezuelano. Este seminário abre a chamada para propostas de comunicação com perspectivas interdisciplinares e inovadoras que abordem um ou mais dos seguintes tópicos:

• Intelectuais e poder
  • Repertórios de resistência, práticas contestatárias
  • Usos e abusos da memória
  • Violência estatal
  • Subjetividades dentro e fora da polarização política
  • Migração e exílio
  • Diáspora em Portugal e pós-memória luso-venezuelana
  • Representações sociais e práticas espaciais
  • (Pós)hegemonia, populismo, ideologia e afectos
  • Produções culturais no século XXI: literatura, artes plásticas, música, performance, cinema e blogs
  • Meios de comunicação e culturas digitais

As propostas de comunicação devem ser enviadas para Magdalena López ( Este endereço de email está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email ) até o dia 31 de Agosto de 2017. Deverão ser escritas em Espanhol, não exceder as 250 palavras e ser acompanhadas de um título e um breve resumo biográfico do proponente com um máximo de 200 palavras.

Após o anúncio da selecção das propostas a 15 de Setembro de 2017, os participantes deverão inscrever-se no seminário (50€). Prevê-se a publicação de um dossier na Revista Iberoamericana (2018-2019) composto por uma escolha de ensaios previamente avaliados.

Organização:

Magdalena López

Investigadora de Pós-doutoramento do Grupo DIIA-LOCUS (CEC-FLUL)

Actividade organizada no âmbito do projecto DIIA, grupo LOCUS.