Passos em volta do Cancioneiro Geral

Isabel Almeida

"Sabemos o que perderíamos se descurássemos a História; sabemos o que podemos ganhar se lhe prestarmos atenção. A perspectiva histórica permite enquadrar e contextualizar, o que significa que permite o estabelecimento de relações e o balanço, sempre dialecticamente frutuoso, entre o geral e o particular. Permite detectar escolhas e permite compreender que elas fazem sentido; permite apurar fenómenos de transformação, mudanças e linhas de continuidade. Porque - como ironicamente advertiu George Steiner -, a História não se limita a tratar de maps and chaps, o que por essa via ganhamos não é apenas a segurança da identificação de factos e figuras, mas é ainda a consciência estimulante de problemas (relativos à história da poética ou à história das mentalidades, dos costumes, etc.) que se repercutem no corpus organizado por Garcia de Resende e dele fazem um marco das letras e da cultura em Portugal."

conteúdos: © 2006 - 2018, Centro de Estudos Comparatistas