Investigação Grupo CITCOM Grupo LOCUS Grupo MORPHE Grupo THELEME Projectos Concluídos

Entrada seta Investigação seta Grupo CITCOM seta 1. DESLOCALIZAR A EUROPA . PERSPECTIVAS PÓS-COLONIAIS NA ANTROPOLOGIA, ARTE, LITERATURA E HISTÓRIA.

Baseando-se numa pesquisa já realizada (aqui), que se pretende desenvolver e alargar, este projecto encontra-se agora divido em dois subprojectos:

1.1. CULTURA VISUAL, MIGRAÇÃO E GLOBALIZAÇÃO
VISUAL CULTURE, MIGRATION AND GLOBALISATION

Coordenação: Ana Balona de Oliveira

Sinopse: Este projecto tem como objectivo realizar pesquisas sobre arte moderna e contemporânea, fotografia e cinema da África e das diásporas africanas, com uma ênfase particular nos países africanos de língua portuguesa. Terá também em conta outros contextos transnacionais, à luz das viagens das teorias, textos e imagens no Atlântico Negro (Gilroy), nomeadamente o Brasil e, além desse espaço, considerando ainda alianças internacionalistas durante a Guerra Fria.

1.2. COMPARANDO IMPÉRIOS: ICONOGRAFIAS COLONIAIS COMPARADAS
COMPARING EMPIRES: COMPARED COLONIAL ICONOGRAPHIES

Coordenação: Maria do Carmo Piçarra

Sinopse: Este projecto visa alargar e aprofundar a pesquisa sobre iconografia do Império Colonial Português iniciada no âmbito do projecto Dislocating Europe, considerando desta vez a circulação de imagens em outros contextos europeus e não-europeus.

Parceiros: Centro Studi sull'Africa Contemporanea, L'Orientale, Università degli Studi di Napoli; AMM - Archivio Memorie Migranti, Roma; Africa.cont-CML; Maumaus, Escola de Artes Visuais, Lisboa; Calvert22 Gallery, Londres.