Investigação Grupo CITCOM Grupo LOCUS Grupo MORPHE Grupo THELEME Projectos Concluídos

Entrada seta Investigação seta Grupo CITCOM seta 6. COMPARANDO-NOS. COLECTIVISMO, EMANCIPAÇÃO, PÓS-COLONIALIDADE.

6. COMPARANDO-NOS. COLECTIVISMO, EMANCIPAÇÃO, PÓS-COLONIALIDADE.

COMPARING WE’S. COLLECTIVISM. EMANCIPATION. POSTCOLONIALITY.
Coordenação: Carlos Garrido Castellano

Sinopse:

Este projecto pretende analisar numa perspectiva comparatista como os projectos de criação colaborativos têm dado forma a espaços de discussão públicos em contextos marcados por processos de emancipação colonial e dominação imperial. Para isso, exploraremos práticas criativas colectivas, incluindo artes visuais, performance e teatro, procurando compreender como estas contribuíram para a construção, em geografias diversas, de uma esfera pública mais aberta e democrática, mas acima de tudo mais crítica.

Na investigação das práticas culturais nestes contextos tem prevalecido uma atenção à autoria individual, uma sublimação de subjectividades particulares, dotadas de uma capacidade singular de “estar adiante do seu tempo e espaço”.

Este projecto surge da hipótese de que o potencial das práticas culturais colaborativas está a dar forma crescentemente à nossa realidade global. O seu objectivo principal será compreender como agentes colectivos e iniciativas participativas deram forma a agendas culturais em contextos sujeitos a diferentes formas de dominação imperial ou colonial, passadas ou presentes.  Em segundo lugar, analisaremos como a colaboração e a criação colectiva podem tornar-se  práticas potencialmente transformativas e contagiosas, permeando cenários múltiplos.

Equipa:
            -Susana Araújo (CEC, ULisboa)
            -Luisa Cardoso (Art History Department, Universidade Nova de Lisboa)
            -Manuela Carvalho (CEC, ULisboa)
            -Carlos Garrido Castellano (CEC, ULisboa)
            -Eiko Ikegami (The New School for Social Research, New York)
            -Conrad James (University of Birmingham)
            -Cristel Jusino (Department of Social and Cultural Analysis, NYU)
            -Magdalena López (CEC, ULisboa)
            -Nomusa Makhubu (Michaelis School of Fine Arts, University of Cape Town, South Africa)
            -Caterina Preda (Univ. Bucharest, Romania)
            -Kristen Sharp (RMIT University, Melbourne, Australia)

Actividades 2015:

• International Conference “Envisioning the Futures of Emancipation and the Emancipation of Future”. 9-11 September 2015. Universidad Del Atlántico. Barranquilla (Colombia).  https://issuu.com/fundaciondivulgar/docs/programa_congreso_culturas_visuales
  • Seminar “Comparing “WE’s”. Community, Cosmopolitanism and Emancipation in a Global Context.” 8-9 October 2015. Centro de Estudos Comparatistas. Universidade de Lisboa. http://comparingweseminar.weebly.com/
  • Conrad James. Conference “Race, Community and the Erotics of Emancipation in Twentieth century Cuba.” June 2015.