GOING CARIBBEAN AND BEYOND
Coordenação: Kristian van Haesendonck

Sinopse:

O projecto tem como objectivo oferecer novas perspectivas comparatistas, de maneira não exclusivista, sobre representações da crioulidade numa selecçao diversa de textos (literários, artísticos, performativos) produzidos em vários contextos (Caribe, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe), abordando simultaneamente os espaços de misturação cultural emergentes em contextos urbanos.

Equipa:

• Kristian Van Haesendonck (coordenador)
  • Jessica Falconi (CES, Univ. de Coimbra)
  • Manuela Ribeiro Sanches (CEC, FLUL)
  • Carlos  Garrido Castellano (CEC, FLUL)
  • Patricia Couto (CEC, FLUL)
  • Raquel Baltazar (CEC, FLUL)

Actividades:

O projecto de investigação Going Caribbean & Beyond propõe-se explorar novos cruzamentos nos Estudos Pós-coloniais, estebelecendo conexões entre as literaturas e culturas divergentes das Caraíbas e da África lusófona, através de uma série de actividades académicas: seminários, conferências internacionais e volumes editados. O projecto dá continuação, portanto, ao espirito trans-linguístico e comparatista promovido desde a Conferência Internacional Going Caribbean.

Actividades anteriores:

• 2013. Seminário “Postcolonial Perspectives on Creole Identities  and Creolising Cultures”. Speakers: Thomas Hylland Eriksen (University of Oslo), Miguel Vale de Almeida (ISCTE-IUL), Carlos Garrido Castellano and Gerhard Seibert (ISCTE-IUL).
  • 2013. Seminário “Negritude, Art and Culture in the Caribbean Today”.
  • 2012. “Literaturas en lenguas indígenas en Hispanoamérica”, palestra do Prof. Martin Lienhard (Univ. de Zurique).
  • 2012. “¿Quién le teme a la literatura?”, palestra de Mayra Santos-Febres (Puerto Rico).
  • 2012. “Conversas Atlânticas”, Mesa redonda com Mayra Santos-Febres (Puerto Rico), Juva Batalla (Brasil), José Manuel Fajardo (Espanha).

Publicações:

• 2014. (Co-ed.).Caribbean Configurations: Comparing Caribbeans. Amsterdam/Atlanta: Rodopi. (no prelo).
  • 2012. (Ed.). Going Caribbean. New Perspectives on Caribbean Literature and Art. Lisbon: Húmus.