DIIA Descrição

DIIA - Diálogos Ibéricos e Ibero-Americanos é um projecto integrado no grupo de investigação LOCUS, do Centro de Estudos Comparatistas da FLUL.

Pretende-se com este projecto desenvolver uma investigação aprofundada sobre as relações que as literaturas em português estabeleceram com as literaturas escritas nas outras línguas ibéricas, tanto na Europa como nas Américas, em especial entre os séculos XIX e XXI. Tomando a literatura portuguesa e a literatura brasileira como ponto de partida, e observando os diversos contactos translinguísticos, procurar-se-á identificar e perspectivar comparativamente os diálogos não só intra-ibéricos mas também transatlânticos e transamericanos, considerando as literaturas e culturas espanhola, galega, catalã, basca e hispano-americanas.

No momento actual de intensificação dos contactos políticos, económicos e culturais no contexto ibérico e ibero-americano, afigura-se da maior pertinência a revisitação crítica da história destes diálogos, principalmente desde que se inscreveram no panorama moderno de diversas nacionalidades já constituídas ou emergentes. Ao mesmo tempo, importará conjugar este olhar diacrónico com uma atenção particular aos espaços geográficos e simbólicos do universo ibérico e ibero-americano, e às suas permeáveis fronteiras.

Assumindo a centralidade do papel da literatura e das artes em geral nos processos de definição de identidades culturais, equaciona-se aqui um conjunto de linhas de estudo, em que se destacam como principais campos de análise: a leitura crítica e a tradução de textos literários; a reflexão ensaística sobre as semelhanças e as diferenças entre as diversas literaturas e culturas; a tematização de questões de identidade em obras de arte e, genericamente, em produções culturais relevantes.

O projecto, em consecução desde 2008, visa promover iniciativas de carácter diverso, nomeadamente nos seguintes campos:

- Investigação e formação na área dos estudos ibéricos e ibero-americanos, através da organização de colóquios, seminários e publicações.
- Levantamento bibliográfico (traduções, recensões, ensaios relevantes) a disponibilizar on line, em articulação com o projecto CECbase.
- Estabelecimento de parcerias institucionais com unidades de investigação nacionais e internacionais na área dos estudos ibéricos e ibero-americanos.

conteúdos: © 2006 - 2018, Centro de Estudos Comparatistas