Investigação Grupo CITCOM Grupo LOCUS Grupo MORPHE Grupo THELEME Projectos Concluídos

Entrada seta Investigação seta Grupo MORPHE seta EDIÇÃO CRÍTICA da "Crónica D. João I", de Fernão Lopes

EDIÇÃO CRÍTICA da "Crónica D. João I", de Fernão Lopes
CRITICAL EDITION OF CRÓNICA D. JOÃO I, DE FERNÃO LOPES

Sinopse:

O Projecto consiste na preparação de uma edição crítica da Primeira Parte da Crónica de D. João I de Fernão Lopes, que nunca foi feita até agora.

Pretende-se disponibilizar um texto o mais fiável possível, sabendo embora essa fiabilidade condicionada pela circunstância desfavorável de não haver nenhum manuscrito contemporâneo do autor. O exame cuidadoso e a classificação criteriosa dos manuscritos existentes permitirão, no entanto, proceder a uma fixação do texto que diminuirá parcialmente os efeitos desse inconveniente, produzindo uma versão muito próxima da original. Pode-se contar tanto mais com este resultado quanto, de entre os manuscritos da crónica, existe um conjunto de cópias de óptima qualidade e com poucas discrepâncias entre si, o que eleva o grau de confiança que se lhes pode atribuir.

Espera-se que a aplicação de critérios rigorosos de fixação do texto, e simultaneamente razoáveis do ponto de vista da legibilidade para leitores de hoje, que se tem vindo a tornar cada vez mais generalizada na produção de edições críticas, venha a favorecer o gosto pela leitura deste texto, em geral mais conhecido do que lido, e que seja igualmente um encorajamento para novas edições, eventualmente mais simplificadas do ponto de vista gráfico, mas com a vantagem de se basearem num texto estabelecido com maior segurança.

Foi já feita a digitalização integral de dezasseis dos testemunhos, que compõem a tradição textual da Crónica, a maior parte do Séc. XVI, e a sua colação. Encontra-se em curso o processo de fixação do texto, de acordo com as normas de transcrição adoptadas.

conteúdos: © 2006 - 2018, Centro de Estudos Comparatistas