Entrada
Entrada
O Centro
Investigação Grupo CITCOM Grupo LOCUS Grupo MORPHE Grupo THELEME Projectos Concluídos
Investigadores
Actividades
Formação
Publicações
Biblioteca
Redes Internacionais
Recursos Electrónicos
Call for Papers
Boletim
Ligações úteis
Contactos

English VersionCEC no FacebookCEC no YouTube
Entrada seta Investigação seta Grupo MORPHE seta EDIÇÃO CRÍTICA da "Crónica D. João I", de Fernão Lopes

EDIÇÃO CRÍTICA da "Crónica D. João I", de Fernão Lopes
CRITICAL EDITION OF CRÓNICA D. JOÃO I, DE FERNÃO LOPES

Sinopse:

O Projecto consiste na preparação de uma edição crítica da Primeira Parte da Crónica de D. João I de Fernão Lopes, que nunca foi feita até agora.

Pretende-se disponibilizar um texto o mais fiável possível, sabendo embora essa fiabilidade condicionada pela circunstância desfavorável de não haver nenhum manuscrito contemporâneo do autor. O exame cuidadoso e a classificação criteriosa dos manuscritos existentes permitirão, no entanto, proceder a uma fixação do texto que diminuirá parcialmente os efeitos desse inconveniente, produzindo uma versão muito próxima da original. Pode-se contar tanto mais com este resultado quanto, de entre os manuscritos da crónica, existe um conjunto de cópias de óptima qualidade e com poucas discrepâncias entre si, o que eleva o grau de confiança que se lhes pode atribuir.

Espera-se que a aplicação de critérios rigorosos de fixação do texto, e simultaneamente razoáveis do ponto de vista da legibilidade para leitores de hoje, que se tem vindo a tornar cada vez mais generalizada na produção de edições críticas, venha a favorecer o gosto pela leitura deste texto, em geral mais conhecido do que lido, e que seja igualmente um encorajamento para novas edições, eventualmente mais simplificadas do ponto de vista gráfico, mas com a vantagem de se basearem num texto estabelecido com maior segurança.

Foi já feita a digitalização integral de dezasseis dos testemunhos, que compõem a tradição textual da Crónica, a maior parte do Séc. XVI, e a sua colação. Encontra-se em curso o processo de fixação do texto, de acordo com as normas de transcrição adoptadas.






| Imprimir | Adicionar aos Favoritos |

Centro de Estudos Comparatistas da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa
conteúdos: © 2006 - 2018, Centro de Estudos Comparatistas
textos assinados: © autor respectivo