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ACEP: Memória e Cidadania
Projecto Educacional e Estudo da Memória
Coordenação: Fernanda Mota Alves, Sofia Tavares

Centro de Estudos Comparatistas - Grupo de Investigação MORPHE
2009

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  • Um dos principais problemas associados ao sistema tradicional de ensino traduz-se nos resultados deficientes alcançados pelos alunos. A insistência em aspectos particulares ou disciplinas específicas num esforço de especializar os alunos, juntamente com o isolamento de disciplinas entre si, cria um ambiente inevitavelmente votado ao insucesso. Neste cenário, torna-se importante estabelecer novas prioridades e novas abordagens ao processo de ensino-aprendizagem.
  • É importante preparar os alunos para pensarem criticamente e analiticamente, bem como para encontrarem e usarem recursos de aprendizagem apropriados. Neste sentido, a adopção de abordagens holísticas para os problemas e situações, o estímulo de capacidades comunicativas efectivas, a promoção de pensamento crítico e criativo, juntamente com o uso de recursos educacionais relevantes e variados, devem ser promovidos de modo a que uma aprendizagem e um desenvolvimento cognitivo sejam alcançados através da utilização de uma abordagem construtivista.
  • Este projecto pretende juntar três escolas secundárias e a Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, com o propósito de desenvolver um programa educacional para o estudo integrado a aplicar ao ciclo secundário. Através do uso de tópicos transdisciplinares como a memória e o esquecimento, o projecto procurará estabelecer metodologias para o ensino integrado das diferentes disciplinas da componente de formação geral (Português, Língua Estrangeira e Filosofia), durante os 10º e 11º anos, que deverão convergir e concretizar-se no 12º ano, na disciplina de Área de Projecto, de modo a integrar disciplinas da formação geral dos cursos Científico-Humanísticos.
  • O projecto pretende criar uma equipa de profissionais que congregue professores das escolas secundárias envolvidas e especialistas universitários nas áreas científicas leccionadas, bem como nas didácticas específicas.
  • Este projecto terá a duração total de três anos. Será um projecto-piloto que terá como objectivo fazer um diagnóstico das dificuldades sentidas pelos professores, alunos e escolas na utilização de metodologias de ensino aprendizagem nas áreas das Artes, Literaturas, e Cidadania, bem como fornecer algumas sugestões para a elaboração e organização de aulas e para o uso de metodologias PBL. Assim, partir-se-á duma fase inicial de diagnóstico, em que todos estes pressupostos serão verificados para uma fase de implementação e, posteriormente, uma de análise de resultados e publicação de materiais.
  • O projecto será implementado em três escolas: uma do concelho de Cascais e duas outras pertencentes a duas vilas dos concelhos de Viseu e Castelo Branco. O objectivo desta escolha resulta da necessidade de verificar critérios de ordem social e educacional como: estrato social dos alunos, acesso à informação, condições logísticas, níveis de desempenho, etc.
  • O projecto partirá, sempre que possível, da memória nacional para o desenvolvimento da consciência cultural e da memória cultural. Tópicos internacionais como o Holocausto serão enraizados no nosso território cultural através das memórias deixadas na cultura nacional. A presença de refugiados Judeus em Cascais durante o período de guerra, a importância de representantes diplomáticos da época como Aristides de Sousa Mendes (Cabanas de Viriato - Viseu) e a mais proeminente Comunidade Judaica portuguesa da actualidade (Belmonte – Castelo Branco) são exemplos dos recursos a ser explorados. Ao concentrarmo-nos em exemplos da literatura contemporânea, diversos aspectos relacionados com as memórias e com as estratégias políticas e sociais de esquecimento serão questionados e analisados. Estas temáticas procurarão pontos de ancoragem nos diferentes programas e seus objectivos, e, partindo da literatura nacional e estrangeira e das distintas formas de arte servirão de base de trabalho para a leccionação das disciplinas. Será dada uma importância particular ao papel desempenhado por Portugal enquanto espaço de transição durante a Segunda Guerra Mundial, e enquanto espaço de acolhimento das minorias refugiadas.
  • Estes pressupostos são premissas constantes em todos os programas que demonstram uma preocupação essencial com a construção duma identidade colectiva que seja tolerante à diversidade presente nas diversas identidades nacionais.
  • Deste modo, pretende-se promover um treino simultaneamente pedagógico e cultural para alunos e professores, promovendo a aquisição de uma memória cultural nacional e europeia através do desenvolvimento de diversas práticas artísticas. Pretende-se igualmente criar uma consciência socioletal da importância da memória e do esquecimento nas novas gerações e assim, promover o desenvolvimento de uma identidade europeia.
  • 1. Manual para uma Cidadania Criativa: Memória, Literatura e Educação
  • 2. Edição de um Volume Multimédia
  • Este projecto conta com a colaboração e participação do Ministério da Educação através da Direcção Geral da Inovação e Desenvolvimento Curricular, da Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República, da Fundação Aristides de Sousa Mendes, de Espaço Memória dos Exílios, da Câmara Municipal de Cascais, Câmara Municipal de Nelas e Câmara Municipal de Belmonte, da Escola Secundária de São João do Estoril, Escola Secundária de Nelas e Escola Secundária de Belmonte.

A equipa responsável pelo projecto é composta pelos seguintes elementos:

  • Professora Doutora Helena Carvalhão Buescu;
  • Professora Doutora Fernanda Mota Alves;
  • Professora Doutora Sofia Tavares.





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