Investigação Grupo CITCOM Grupo LOCUS Grupo MORPHE Grupo THELEME Projectos Concluídos

Entrada seta Investigação seta Projectos Concluídos seta AUTOBIO - Literatura autobiográfica: Questões teóricas e 'corpora'

AUTOBIO - Literatura autobiográfica: Questões teóricas e 'corpora'
AUTOBIO - AUTOBIOGRAPHICAL LITERATURE: THEORETICAL ISSUES AND 'CORPORA'
Coordenação: Paula Morão

Sinopse:

De acordo com o título AUTOBIO - Literatura autobiográfica: Questões teóricas e "corpora", este projecto visa o desenvolvimento de estudos numa área que, com raras excepções (com destaque para trabalhos sistemáticos de Clara Rocha), tem sido negligenciada nos estudos literários portugueses. Os objectivos a seguir enumerados situam-se na continuidade projecto IntimacyIntimismoProblemas de auto-representação, cujos resultados estão publicados (cf. ACT 8 – Autobiografia. Auto-representação, 2004; ACT 16 – Writing Life - Truth and Fiction / Escrever a vida – Verdade e Ficção, Porto, Campo das Letras, 2008). Um primeiro objectivo consiste na elaboração de antologias de autores portugueses nos campos da autobiografia, do diarismo, do memorialismo e outros géneros, acompanhando os textos com enquadramento teórico. Estas publicações dirigem-se tanto a um público geral como a professores e alunos do ensino superior e de outros graus, assumindo na divulgação destes géneros propósito didáctico e o intuito explícito de contrariar ideias feitas e erros que circulam sobre os escritos em português nestes domínios. Procura-se nomeadamente pôr à disposição da comunidade materiais que contrariem o duvidoso rigor manifesto nos programas oficiais (Programas de Português do Ensino Básico, homologados em 2009; Programas de Português do Ensino Secundário, homologados em 2001) e nos manuais escolares que lhes dão corpo. Um segundo objectivo, a mais longo prazo, consiste na elaboração e edição de um Dicionário da Literatura Autobiográfica em Portugal. Após o levantamento de verbetes teóricos e de casos (autores e obras) a incluir, abrangendo todas as épocas da Literatura Portuguesa, far-se-á a encomenda de verbetes a colaboradores internos e externos ao grupo, planificando a edição da obra. Um terceiro objectivo decorre dos dois anteriores, a realizar quando se julgar oportuno, é um colóquio na série dos ACT’s, para acertos metodológicos e discussão de resultados in progress. Entretanto, os membros do projecto estão atentos à participação em colóquios nacionais e internacionais da área. O projecto preocupa-se com a articulação entre a pesquisa e a formação de professores. Para tal desenvolve cursos breves (Como as nossas vidas se tornam histórias: Tópicos sobre Escritas da Vida/Autobiografia - 25h; A escrita da vida: crónicas e diários, em preparação), ou prepara, em parceria entre o CEC e outras instituições, colóquios monográficos sobre autores portugueses com obras relevantes para a área.

Equipa:

• Paula Morão (FLUL)
  • Carina Infante do Carmo (Universidade do Algarve)
  • Violante Magalhães (FLUL)

Publicações:

• 2008. ACT 16 – Writing Life - Truth and Fiction / Escrever a vida – Verdade e Ficção. Porto: Campo das Letras.
  • 2004. ACT 8 – Autobiografia. Auto-representação. Lisboa: Colibri.

conteúdos: © 2006 - 2018, Centro de Estudos Comparatistas