Investigação Grupo CITCOM Grupo LOCUS Grupo MORPHE Grupo THELEME Projectos Concluídos

Entrada seta Investigação seta Projectos Concluídos seta INTER-ARTES

INTER-ARTES
INTERART STUDIES
Coordenação: Kelly Benoudis Basílio

William Blake,

Sinopse:

O projecto Inter-Artes tem como objectivo desenvolver pesquisas à volta das relações de toda ordem entre as artes e, nomeadamente, entre a literatura e as outras artes. Fazem também parte do seu âmbito de estudo as relações entre as artes e as ciências, assim como as relações entre as artes e a(s) cultura(s) humana(s) em geral. As actividades desenvolvidas actualmente pelo projecto Inter-Artes são as seguintes:

• Organização, em parceria ou não com outras instituições, de colóquios, conferências e encontros científicos
  • Publicação de volumes de ensaios; text books e outras edições

Na actualidade, a equipa do projecto Inter-Artes desenvolve trabalho em torno do tema Naturalismo(s), considerando esta noção numa perspectiva polissémica e transhistórica, que revela tanto da filosofia quanto da ciência, da arte e da estética. A intenção é a de revisitar este conceito numa dupla perspectiva: por um lado, no âmbito do discurso, permitindo um estudo sobre as relações entre literatura, artes, ciência e filosofia. Por outro, numa abordagem sincrónica, da Antiguidade até aos nossos dias.

O trabalho do projecto Inter-Artes referido aos Naturalismo(s) tem desembocado nas seguintes actividades:

Conferências:

• Colóquio Internacional “Naturalismo(s)-ACT 21”. Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 8 de Maio de 2009.
  • Colóquio Internacional “Naturalismo: Olhares Cruzados /Naturalisme: Regards Croisés. O Naturalismo na literatura e nas artes em França e em Portugal”, em colaboração com o ITEM (CNRS-França). Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 9-11 de Dezembro de 2010.

Publicações:

• 2012. Publicação do volume Naturalismo: Olhares Cruzados /Naturalisme: Regards Croisés. Lisboa: Húmus.
  • 2011. Antologia Naturalismos: de Lucrécio a Lobo Antunes. Lisboa: Húmus.
  • 2010. Basílio, Kelly (org.). ACT 21-Naturalismo(s). Lisboa: Húmus.
  • Concerto das Artes
  • ACT 4 - Harmonias