Investigação Grupo CITCOM Grupo LOCUS Grupo MORPHE Grupo THELEME Projectos Concluídos

Entrada seta Investigação seta Grupo THELEME seta SINESTESIA

SINESTESIA
SYNESTHESIA
Coordenação: Kelly Benoudis Basílio

Sinopse:

Prosseguindo o trabalho empreendido, desde 1999, pelo Projecto Interartes, o Projecto SINESTESIA visa reflectir sobre as múltiplas relações tecidas entre as diversas artes e os seus respectivos media, bem como continuar a sua reflexão teórica e geral sobre a arte e a estética.

Equipa de investigação:

Colaboradores:

• Dulce Santos
  • Fernando Guerreiro
  • Paula Gil
  • Paula Mendes Coelho

Actividades:

• 1) 2013-2016: A Letra e a Imagem: A pesquisa centra-se mais particularmente no caso específico, e paradigmático, de dois artistas portugueses contemporâneos, Júlio Pomar e Mário Dionísio, que não se dedicam apenas a uma arte, a pintura, por exemplo, no caso do primeiro, ou a literatura, no caso do segundo, mas cujas actividades e interesses são diversos.
  • 1. 1.) 2013-2014: preparação e realização do projecto Júlio Pomar (estudo das várias facetas da sua obra), o qual consistirá primeiro num seminário quinzenal, a decorrer de Setembro a Dezembro de 2014.
    Colaboradora: Paula Mendes Coelho (Profª na Universidade Aberta)
  • 1. 1. 1.) 2015: Colóquio internacional Júlio Pomar, a decorrer em Outubro.
    Colaboradora: Paula Mendes Coelho (Profª na Universidade Aberta)
  • 1. 2.) 2014-2016: preparação e realização do projecto Mário Dionísio (estudo das várias facetas da sua obra), o qual consistirá num colóquio, a decorrer em Outubro de 2016.

Para estes dois projectos, prevê-se a edição de actas e/ou de livros de ensaios.
  • 2) 2017-2020: a linha de investigação do Projecto SINESTESIA intitular-se-á “Proust e a(s) Arte(s)”, dedicando-se desta forma não apenas ao vasto leque de artes (Literatura, Música, Pintura, Arquitectura, Teatro, Moda…) que alimentam a vida e a obra do escritor francês como também à reflexão desenvolvida por ele sobre a arte e o seu significado e exigências.
    No âmbito da linha de investigação “Proust e a(s) Arte(s)”, prevê-se a organização de um seminário, de um colóquio, e a edição e publicação de um livro de ensaios bem como de uma antologia a integrar a série iniciada por Concerto das Artes e Naturalismos.

Publicações: