Entrada
Entrada
O Centro
Investigação
Investigadores Membros Integrados Investigadores em Formação Colaboradores
Actividades
Formação
Publicações
Biblioteca
Redes Internacionais
Recursos Electrónicos
Call for Papers
Boletim
Ligações úteis
Contactos

English VersionCEC no FacebookCEC no YouTube
Entrada seta Investigadores seta Investigadores em Formação seta Miguel Filipe Mochila

Miguel Filipe Mochila
Doutorando em Literatura

Doutorando em Literatura, com um projecto financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, o qual aborda a recepção ibérica da literatura de Eugénio de Castro. Mestre em Literaturas e Poéticas Comparadas pela Universidade de Évora, com uma dissertação sobre a relação das literaturas e pensamentos de Miguel de Unamuno e Vergílio Ferreira. Possui diversas comunicações em congressos nacionais e internacionais e publicações em revistas e livros relativas às literaturas e pensamentos de autores ibéricos e ibero-americanos dos séculos XIX e XX. Traduziu para português autores como Julio Cortázar, Blas de Otero, Nicanor Parra ou Joan Margarit. Colabora como crítico com a revista Suroeste – Revista de Literaturas Ibéricas.

 
 
Publicações seleccionadas:
 
  • 2015. “O desiderativo e o excesso: sensualização da experiência redentora e apologia do homem sensível nas poéticas de Miguel de Unamuno e de Vergílio Ferreira” in Dédalus. Revista Portuguesa de Literatura Comparada. Nº 17-18. Associação Portuguesa de Literatura Comparada (no prelo).
  • 2015. “O nosso reino era assim – o fim da infância em «Final do Jogo», de Julio Cortázar”, in Cadernos de Literatura Comparada. Porto: Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa/Universidade do Porto (no prelo).
  • 2014. “Os olhos da Nicarágua. Ler Eugénio de Castro como Ruben Darío o leu” in ACT 29 – Literaturas e Culturas em Portugal e na América Hispânica: novas perspectivas em diálogo. Magdalena López, Ângela Fernandes, Isabel Araújo Branco, Margarida Borges, Raquel Baltazar, Sonia Miceli (orgs.) V. N. de Famalicão: Edições Húmus/CEC.
  • 2014. “Ao contrário de Pinóquio – o projecto erótico-desiderativo entre nidificação e nadificação num conto de Florbela Espanca” in Estudos sobre Florbela Espanca. O Espólio de um Mito – II. Callipole – Revista de Cultura. Ana Luísa Vilela, António Cândido Franco, Maria Lúcia Dal Farra, Fabio Mario da Silva (eds.). Nº 21. Lisboa: Colibri.
  • 2014. “A persistência do olhar turístico – projecto unitivo, alterização radical e memória engolidora em La Vorágine de José Eustasio Rivera e em A Selva de Ferreira de Castro” in Lit&Tour. Ensaios sobre Literatura e Turismo. Sílvia Quinteiro, Rita Baleiro (orgs.) V. N. de Famalicão: Edições Húmus/CEC.
  





| Imprimir | Adicionar aos Favoritos |

Centro de Estudos Comparatistas da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa
conteúdos: © 2006 - 2018, Centro de Estudos Comparatistas
textos assinados: © autor respectivo