Entrada seta Investigadores seta Investigadores em Formação seta Miguel Filipe Mochila

Miguel Filipe Mochila
Doutorando em Literatura

Doutorando em Literatura, com um projecto financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, o qual aborda a recepção ibérica da literatura de Eugénio de Castro. Mestre em Literaturas e Poéticas Comparadas pela Universidade de Évora, com uma dissertação sobre a relação das literaturas e pensamentos de Miguel de Unamuno e Vergílio Ferreira. Possui diversas comunicações em congressos nacionais e internacionais e publicações em revistas e livros relativas às literaturas e pensamentos de autores ibéricos e ibero-americanos dos séculos XIX e XX. Traduziu para português autores como Julio Cortázar, Blas de Otero, Nicanor Parra ou Joan Margarit. Colabora como crítico com a revista Suroeste – Revista de Literaturas Ibéricas.

Publicações seleccionadas:

• 2015. “O desiderativo e o excesso: sensualização da experiência redentora e apologia do homem sensível nas poéticas de Miguel de Unamuno e de Vergílio Ferreira” in Dédalus. Revista Portuguesa de Literatura Comparada. Nº 17-18. Associação Portuguesa de Literatura Comparada (no prelo).
  • 2015. “O nosso reino era assim – o fim da infância em «Final do Jogo», de Julio Cortázar”, in Cadernos de Literatura Comparada. Porto: Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa/Universidade do Porto (no prelo).
  • 2014. “Os olhos da Nicarágua. Ler Eugénio de Castro como Ruben Darío o leu” in ACT 29 – Literaturas e Culturas em Portugal e na América Hispânica: novas perspectivas em diálogo. Magdalena López, Ângela Fernandes, Isabel Araújo Branco, Margarida Borges, Raquel Baltazar, Sonia Miceli (orgs.) V. N. de Famalicão: Edições Húmus/CEC.
  • 2014. “Ao contrário de Pinóquio – o projecto erótico-desiderativo entre nidificação e nadificação num conto de Florbela Espanca” in Estudos sobre Florbela Espanca. O Espólio de um Mito – II. Callipole – Revista de Cultura. Ana Luísa Vilela, António Cândido Franco, Maria Lúcia Dal Farra, Fabio Mario da Silva (eds.). Nº 21. Lisboa: Colibri.
  • 2014. “A persistência do olhar turístico – projecto unitivo, alterização radical e memória engolidora em La Vorágine de José Eustasio Rivera e em A Selva de Ferreira de Castro” in Lit&Tour. Ensaios sobre Literatura e Turismo. Sílvia Quinteiro, Rita Baleiro (orgs.) V. N. de Famalicão: Edições Húmus/CEC.

conteúdos: © 2006 - 2018, Centro de Estudos Comparatistas