Entrada seta Investigadores seta Investigadores em Formação seta Pedro Vieira de Moura

Pedro Vieira de Moura

Doutorando em Estudos Comparatistas

Website:

www.lerbd.blogspot.com,
    www.reirrubro.org (em construção)

Nota biográfica:

Pedro Moura (Mestre, Univ. Nova de Lisboa, 2009) é aluno de doutoramento do Programa em Estudos Comparatistas da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, onde elabora um projecto de tese sobre Estudos do Trauma e Banda Desenhada Portuguesa Contemporânea (co-tutela da Universidade Católica de Leuven – Bélgica). Obteve o grau de mestre em Filosofia (Estética) pela Univ. Nova de Lisboa, com uma tese sobre Memória na Banda Desenhada francófona contemporânea. O seu principal interesse é o estudo da produção de banda-desenhada internacional contemporânea, em particular na forma de longas narrativas e bandas desenhadas experimentais, apesar de também trabalhar em ilustração e animação (e, ocasionalmente, literatura). Nessa área, ele trabalhou como tradutor, editor, documentarista e professor. Foi curador da exposição Tinta nos Nervos, que teve lugar no Museu-Colecção Berardo, e é coordenador da Conferência de Banda-Desenhada em Portugal. Também escreveu para documentários televisivos, teatro musical e animação, e escreve regularmente recensões críticas (tanto sobre banda desenhada como estudos académicos) no seu próprio blogue.

Publicações seleccionadas:

conteúdos: © 2006 - 2018, Centro de Estudos Comparatistas