Entrada seta Investigadores seta Investigadores em Formação seta Rita Benis

Rita Benis
Doutoranda em Estudos Comparatistas

Nota biográfica:

Rita Benis é investigadora do Centro de Estudos Comparativas da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa,  onde conclui o seu doutoramento sobre a figura do argumento cinematográfico  (em Manoel de Oliveira e João César Monteiro). Mestre em Literatura Comparada   (CEC-FLUL) com uma tese sobre a transposição de Fanny Owen para o cinema (Manoel de Oliveira). Leccionou Argumento Cinematográfico na licenciatura de Estudos Artísticos (Artes do Espectáculo) da FLUL e História do Cinema na Universidade Moderna. Integra a equipa do projecto O Cinema e o Mundo – Estudos sobre Espaço e Cinema. Pertence à comissão editorial da revista electrónica Falso Movimento. Traduziu livros e organizou workshops / seminários sobre as relações entre a imagem e a escrita, tendo várias publicações sobre o tema. Argumentista premiada, trabalha em cinema, desde 2000. Colaborou, entre outros, com Teresa Villaverde, Margarida Gil, Inês Oliveira, António Cunha Telles, Vincent Gallo e Catherine Breillat.

Principais áreas de investigação:

Escrita Cinematográfica, Literatura, Cinema, Filosofia, Estudos Interartes

Grupos e projectos de investigação:

Desde 2015 – "O Cinema e o Mundo – Estudos sobre Espaço e Cinema" /Grupo THELEME

Desde 2012 - “Falso Movimento – Estudos sobre escrita e cinema”/ Grupo THELEME (PTDC/CLE-LLI/120211/2010)

Publicações seleccionadas:

Compilações - Capitulos de Livros Internacionais:

2012 - «The Abysses of Passion in Manoel de Oliveira’s "The Strange Case of Angélica"». in Fearful Symmetries. Riley Olstead and Katherine Bischoping (eds.). United Kingdom: Inter-Disciplinary Press, October 2012, 153-161. https://www.interdisciplinarypress.net/?s=Fearful+Symmetries&submit=Search

Compilações – Capitulos de Livros Nacionais:

2016
    - "A palavra é uma imagem: Manoel de Oliveira e João César Monteiro" in Falso Movimento: Ensaios Sobre Escrita e Cinema, Clara Rowland e Tom Conley (org.). Lisboa: Edições Cotovia.

2016 - "Vai e Vem, uma figura ao centro do texto" in A Escrita do Cinema: Ensaios, Clara Rowland e José Bertolo (eds.), Lisboa: Documenta, Assírio & Alvim e Centro de Estudos Comparatistas.

2008 -  “Fanny Owen, da Literatura ao Cinema: o argumento como estrutura de ligação”, in Não vi o livro, mas li o filme – ACT. 17, Mário Jorge Torres (org.). Ribeirão: Húmus, Dezembro, pp. 21-36.

Artigos em Revistas Internacionais:

2017 - Benis, R. (2017), ‘The censorship of Manoel de Oliveira’s screenplays during the Salazar Dictatorship in Portugal (1933−74)’, Journal of Screenwriting, 8:2, pp. 147–59, doi: 10.1386/jocs.8.2.147_1

Artigos em Revistas Nacionais

2017 - "‘O Estranho Caso de Angélica‘: afinidade entre Fantástico e Documental", in Revista Online Aniki nº 4, vol.1, Tiago Baptista, Susana Viegas, Teresa Castro, Carlos Natálio, Mª do Carmo Piçarra (eds.),pp. 5-26. http://aim.org.pt/ojs/index.php/revista

2016 - "Vai e Vem, uma figura ao centro do texto" in Revista Online Falso Movimento, nº 3, Rita Benis, Filipa Rosário, Amâdio Pires, José Bertolo (eds.), Projecto Falso Movimento – estudos sobre escrita e cinema; Lisboa: Centro de Estudos Comparatistas, Universidade de Lisboa. http://revistafalsomovimento.com

2014/2016 - Comissão Editorial da Revista Online "Falso Movimento" (eds: Rita Benis, Filipa Rosário, Amâdio Pires, José Bertolo), Projecto Falso Movimento – estudos sobre escrita e cinema; Centro de Estudos Comparatistas, Universidade de Lisboa.

Traduções

2015 - Martin, Adrian. Último Dia Todos os Dias, , Rita Benis (trd.), New York/Lisboa: Punctum Books e Centro de Estudos Comparatistas. 2015. http://punctumbooks.com/titles/ultimo-dia-todos-os-dias/