Entrada seta Investigadores seta Ana Balona de Oliveira

Ana Balona de Oliveira
Investigadora de Pós-doutoramento

Nota biográfica:

Ana Balona de Oliveira é investigadora de pós-doutoramento (FCT) no Centro de Estudos Comparatistas da Universidade de Lisboa (CEC-FLUL) e no Instituto de História de Arte da Universidade Nova de Lisboa (IHA-FCSH-UNL). Tem leccionado em várias instituições no Reino Unido e em Portugal, com destaque para o Courtauld Institute of Art, University of London, onde se doutorou em História de Arte (Moderna e Contemporânea), com a tese ‘Fort/Da: Unhomely and Hybrid Displacements in the Work of Ângela Ferreira, c. 1980-2008’, 2012. A sua investigação actual centra-se em narrativas de império, anti- e pós-colonialismo, migração e globalização na arte contemporânea de países ‘lusófonos’ e outros. Coordena a linha de investigação ‘Visual Culture, Migration and Globalization’ no Centro de Estudos Comparatistas (CEC-CITCOM) e é membro do grupo ‘Contemporary Art Studies’ no Instituto de História de Arte (IHA-CASt) e da Direcção da AIM – Associação dos Investigadores da Imagem em Movimento (Portugal). Publicou na Third Text (Reino Unido), Mute (Reino Unido), /seconds (Reino Unido), Fillip (Canadá), Aniki: Revista Portuguesa da Imagem em Movimento (Portugal), Revista de História de Arte (Portugal), Revista Comunicação e Sociedade (Portugal), entre outras. Contribuíu com ensaios para catálogos de exposições como Novo Banco Photo 2015 (Museu Coleção Berardo, 2015) e para publicações como Edson Chagas: Found Not Taken (Kehrer Verlag, 2015) e Red Africa: Affective Communities and the Cold War (Black Dog Publishing, 2016). É curadora independente, tendo recentemente comissariado Ângela Ferreira. Underground Cinemas & Towering Radios (Galeria Av. da Índia, Lisboa, 21 Julho-23 Outubro 2016). Ver o CV completo aqui: http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=9507838774028279 .

Principais Áreas de Investigação:

• Narrativas de império, anti- e pós-colonialismo na arte contemporânea de espaços 'lusófonos' e outros
    • Modernidades, modernismos e pós-modernismos
    • Migração e globalização