Entrada
Entrada
O Centro
Investigação
Investigadores Membros Integrados Investigadores em Formação Colaboradores
Actividades
Formação
Publicações
Biblioteca
Redes Internacionais
Recursos Electrónicos
Call for Papers
Boletim
Ligações úteis
Contactos

English VersionCEC no FacebookCEC no YouTube
Entrada seta Investigadores seta Ana Balona de Oliveira

Ana Balona de Oliveira
Investigadora de Pós-doutoramento

 


Image

English version

E-mail:

    Este endereço de email está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email

    Nota biográfica:

    Ana Balona de Oliveira é investigadora de pós-doutoramento (FCT) no Centro de Estudos Comparatistas da Universidade de Lisboa (CEC-FLUL) e no Instituto de História de Arte da Universidade Nova de Lisboa (IHA-FCSH-UNL). Tem leccionado em várias instituições no Reino Unido e em Portugal, com destaque para o Courtauld Institute of Art, University of London, onde se doutorou em História de Arte (Moderna e Contemporânea), com a tese ‘Fort/Da: Unhomely and Hybrid Displacements in the Work of Ângela Ferreira, c. 1980-2008’, 2012. A sua investigação actual centra-se em narrativas de império, anti- e pós-colonialismo, migração e globalização na arte contemporânea de países ‘lusófonos’ e outros. Coordena a linha de investigação ‘Visual Culture, Migration and Globalization’ no Centro de Estudos Comparatistas (CEC-CITCOM) e é membro do grupo ‘Contemporary Art Studies’ no Instituto de História de Arte (IHA-CASt) e da Direcção da AIM – Associação dos Investigadores da Imagem em Movimento (Portugal). Publicou na Third Text (Reino Unido), Mute (Reino Unido), /seconds (Reino Unido), Fillip (Canadá), Aniki: Revista Portuguesa da Imagem em Movimento (Portugal), Revista de História de Arte (Portugal), Revista Comunicação e Sociedade (Portugal), entre outras. Contribuíu com ensaios para catálogos de exposições como Novo Banco Photo 2015 (Museu Coleção Berardo, 2015) e para publicações como Edson Chagas: Found Not Taken (Kehrer Verlag, 2015) e Red Africa: Affective Communities and the Cold War (Black Dog Publishing, 2016). É curadora independente, tendo recentemente comissariado Ângela Ferreira. Underground Cinemas & Towering Radios (Galeria Av. da Índia, Lisboa, 21 Julho-23 Outubro 2016). Ver o CV completo aqui: http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=9507838774028279 .

     

    Principais Áreas de Investigação:

    • Narrativas de império, anti- e pós-colonialismo na arte contemporânea de espaços 'lusófonos' e outros
    • Modernidades, modernismos e pós-modernismos
    • Migração e globalização
    • Feminismos

    Publicações seleccionadas:

    • 2017. “Journal of Uncollectable Journeys: Edson Chagas’s Found not Taken Series and Other Works”, Nka: Journal of Contemporary African Art (forthcoming).
    • 2016. “Begin Again … Closer … in NYL: Planes and Paradoxes of Here and There, and Other Writing, Walking and Water Spacings by Renée Green”, Third Text, Vol. 30, Issue 1-2, 43-59. http://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/09528822.2016.1265745?journalCode=ctte20

    • 2016. “Imagens e Sons de Revolução entre o Altaneiro e o Subterrâneo / Images and Sounds of Revolution between the Towering and the Underground”.  In Ângela Ferreira. Underground Cinemas & Towering Radios, 7 - 50. ISBN: 978-989-8167-42-2. Lisboa: EGEAC - Galerias Municipais.
    • 2016. “Archival Past Futures of Revolution and Decolonization in Contemporary Artistic Practice from and about 'Lusophone' Africa”.  In Red Africa: Affective Communities and the Cold War, ed. Mark Nash, 131 - 143. ISBN: 978-1910433942. London: Black Dog Publishing. http://www.blackdogonline.com/red-africa/
    • 2016. “Walking in the Global City: Edson Chagas’ Found Not Taken Series and Other Works”.  In Flâneur: New Urban Narratives, 104 - 119. ISBN: 978-989-95387-3-3. Lisboa: Procur.arte.
    • 2016. “Decolonization in, of and through the Archival ‘Moving Images’ of Artistic Practice’, Revista Comunicação e Sociedade, 29: 131 - 152. http://revistacomsoc.pt/index.php/comsoc/article/view/2413/2326
    • 2015. ‘Revolution in Crisis: The Ruptures of Revolution and Ruptured Revolutions through the Ruptures of Artistic Practice’, Revista de História de Arte, 12: 106 - 123. https://run.unl.pt/bitstream/10362/16956/1/RHA_12_ART_3_ABOliveira.pdf
    • 2015. “Journal of Uncollectable Journeys: Edson Chagas’ Found Not Taken Series and Other Works”.  In Edson Chagas: Found Not Taken. ISBN: 978-3-86828-672-4. Heidelberg: Kehrer Verlag. http://www.artbooksheidelberg.com/html/detail/en/edson-chagas-978-3-86828-672-4.html
    • 2015. ‘In Slow Motion: A Fotografia de Edson Chagas/ In Slow Motion: The Photography of Edson Chagas’.  In NOVO BANCO Photo 2015: Ângela Ferreira, Ayrson Heráclito, Edson Chagas, ed. Nuno Ferreira de Carvalho, 91 - 116. ISBN: 978-989-8239-46-4. Lisboa: Museu Coleção Berardo. http://en.museuberardo.pt/publications/novo-banco-photo-2015-angela-ferreira-ayrson-heraclito-edson-chagas

     






    | Imprimir | Adicionar aos Favoritos |

    Centro de Estudos Comparatistas da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa
    conteúdos: © 2006 - 2017, Centro de Estudos Comparatistas
    textos assinados: © autor respectivo