Entrada seta Investigadores seta Ana Bela Morais

Ana Bela Morais
Investigadora de Pós-Doutoramento

Nota biográfica:

Ana Bela Morais (Doutoramento pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 2011) é investigadora de Pós-Doutoramento. O seu Doutoramento é em Estudos de Cultura (Tese: “Processos de cicatrização: qual a profundidade das feridas? Uma leitura da violência em sete filmes contemporâneos”) e é neste momento investigadora de Pós-Doutoramento na mesma área de estudos, com o projecto: “Cinema e Censura: amor e violência em Portugal e Espanha (1968-1974)". É também membro do CEC, integrando o grupo DIIA – Diálogos Ibéricos e Ibero-americanos. Colabora também no Projecto “Censura e mecanismos de controlo no cinema e no teatro antes, durante e depois do Estado Novo”, que está integrado no Centro de Investigação Media & Jornalismo da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

Publicações seleccionadas:

• 2013. “Tensões entre Marte e Vénus – reflexões sobre a censura ao amor e à violência nos primeiros anos do governo de Marcello Caetano” in Censura nunca mais! A censura ao teatro e ao cinema no Estado Novo. Ana Cabrera (coord.). Lisboa: Alêtheia Editores. 257-310.
    • 2013. “La censura cinematográfica en España y en Portugal: una primera aproximación” in Escrituras silenciadas. El paisaje como historiografia, José F. Forniés Casals e Paulina Numhauser (eds.). Alcalá de Henares: Universidad de Alcalá Servicio de Publicaciones.  61-66.
    • “João Bénard da Costa” in Dicionário de Historiadores Portugueses, Sérgio Campos Matos (org.). 1-9. http://dichp.bnportugal.pt/index.html
    • 2011. “Controle do corpo: representações nos filmes de David Cronenberg,” in A arte da cultura. Homenagem a Yvette Centeno, Alda Correia, Gabriela Fragoso, Fernando Ribeiro, et.al (coord.). Lisboa: Edições Colibri. 241-249.
    • 2008. Vergílio Ferreira. Amor e violência. Lisboa: Editora Livros Horizonte.