Entrada
Entrada
O Centro
Investigação
Investigadores Membros Integrados Investigadores em Formação Colaboradores
Actividades
Formação
Publicações
Biblioteca
Redes Internacionais
Recursos Electrónicos
Call for Papers
Boletim
Ligações úteis
Contactos

English VersionCEC no FacebookCEC no YouTube
Entrada seta Investigadores seta Ana Bela Morais

Ana Bela Morais
Investigadora de Pós-Doutoramento
English version

E-mail:
    Este endereço de email está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email


    Nota biográfica:

    Ana Bela Morais (Doutoramento pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 2011) é investigadora de Pós-Doutoramento. O seu Doutoramento é em Estudos de Cultura (Tese: “Processos de cicatrização: qual a profundidade das feridas? Uma leitura da violência em sete filmes contemporâneos”) e é neste momento investigadora de Pós-Doutoramento na mesma área de estudos, com o projecto: “Cinema e Censura: amor e violência em Portugal e Espanha (1968-1974)". É também membro do CEC, integrando o grupo DIIA – Diálogos Ibéricos e Ibero-americanos. Colabora também no Projecto “Censura e mecanismos de controlo no cinema e no teatro antes, durante e depois do Estado Novo”, que está integrado no Centro de Investigação Media & Jornalismo da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.


    Publicações seleccionadas:

    • 2013. “Tensões entre Marte e Vénus – reflexões sobre a censura ao amor e à violência nos primeiros anos do governo de Marcello Caetano” in Censura nunca mais! A censura ao teatro e ao cinema no Estado Novo. Ana Cabrera (coord.). Lisboa: Alêtheia Editores. 257-310.
    • 2013. “La censura cinematográfica en España y en Portugal: una primera aproximación” in Escrituras silenciadas. El paisaje como historiografia, José F. Forniés Casals e Paulina Numhauser (eds.). Alcalá de Henares: Universidad de Alcalá Servicio de Publicaciones.  61-66.
    • “João Bénard da Costa” in Dicionário de Historiadores Portugueses, Sérgio Campos Matos (org.). 1-9. http://dichp.bnportugal.pt/index.html
    • 2011. “Controle do corpo: representações nos filmes de David Cronenberg,” in A arte da cultura. Homenagem a Yvette Centeno, Alda Correia, Gabriela Fragoso, Fernando Ribeiro, et.al (coord.). Lisboa: Edições Colibri. 241-249.
    • 2008. Vergílio Ferreira. Amor e violência. Lisboa: Editora Livros Horizonte.





    | Imprimir | Adicionar aos Favoritos |

    Centro de Estudos Comparatistas da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa
    conteúdos: © 2006 - 2017, Centro de Estudos Comparatistas
    textos assinados: © autor respectivo