Entrada seta Investigadores seta Ana Isabel Moniz

Professora Auxiliar

ImageEnglish Version

Nota biográfica:

Ana Isabel Moniz (PHD, Univ. da Madeira, 2003) é professora auxiliar na área dos Estudos Franceses e Portugueses (Univ. da Madeira) e directora do curso de mestrado em Estudos Linguísticos e Culturais. É autora de Julien Gracq: formas sentidos e mecanismos do imaginário (Lisboa, 2010). É também co-editora de dois volumes: Funchal (d)Escrito. Ensaios sobre representações literárias da Cidade (Vila Nova de Gaia, 2011), com Ana Margarida Falcão, Leonor Martins Coelho e Thierry Proença dos Santos, e E depois? – sobre a cultura na Madeira, com Diana Pimentel e Thierry Proença Santos (Funchal, 2005). É também “peer-reviewer” da Revista Agália e Subdiretora da Revista Carnets (APEF). Os seus principais interesses de investigação são na área da ficção portuguesa e francesa contemporânea.

Principais Publicações:

• 2015. O Mito de Don Juan e Les Liaisons Dangereuses de Laclos, in Abel Nascimento Pena, Maria de Jesus C. Relvas, Rui Carlos Fonseca e Teresa Casal (org.). Revisitar o Mito/Myths Revisited. Vila Nova Famalicão: Edições Húmus (pp. 145-153) ISBN 978 -989 -755-112-3.

• 2014. “Julien Gracq: Leitura e reescrita de Mitos”, in Ana Luísa Vilela, Elisa Nunes Esteves, Fabio Mario da Silva, Margarida Reffóios (org.) Representações do Mito na História e na Literatura. Évora: Universidade de Évora, Colecção Literatura 6, pp. 381-390. ISBN: 978-989-96532-4-5.

• 2014. “Maria Lamas: Insights on her life and Writings”, em co-autoria com Ana Margarida Falcão, in Maria Zina Gonçalves de Abreu and Steve Fleetwood (dir.), Women Past and Present: Biographic and Multidisciplinary Studies. Cambridge: Cambridge Scholars Publishing, ISBN: 978-1-4438-5679-9.

• 2012. “Manuel Teixeira Gomes – République, Écriture et Voyage.”, Dedalus, nº 14-15. Lisboa: Cosmos.

• 2012. (Tradução em colaboração com Leonor Martins Coelho). Contos seleccionados - Guillaume Apollinaire. Lisboa: Cosmos.