Entrada seta Investigadores seta Ana Margarida Fonseca

Ana Margarida Fonseca
Professora Adjunta

Nota biográfica

Ana Margarida Fonseca (D., Univ. de Lisboa, 2007) é professora adjunta no Instituto Politécnico da Guarda. É autora dos projectos Encostar Mundos. Referencialidade e Representação na Literatura Angolana e Moçambicana dos Anos 80 (Prémio Revelação da APE – Ensaio Literário, Difel, 2002) e Percursos da Identidade. Representações da Nação na Literatura Pós-Colonial de Língua Portuguesa (Fundação Calouste Gulbenkian/FCT, 2012).

Principais Áreas de Investigação:

• Estudos Pós-coloniais
      • Estudos de Identidade
      • Ficção contemporânea de Língua Portuguesa (Portugal, Angola, Moçambique).

Principais publicações:

• 2012. Percursos de Identidade. Representações da nação na literatura pós-colonial de língua portuguesa. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian/FCT.
      • 2012. “A invenção do futuro: (re)escritas do passado nos contos de José Eduardo Agualusa.” in  Itinerâncias. Percursos e Representações da Pós-colonialidade. Journeys. Postcolonial Trajectories and Representations, Elena Brugioni, Joana Passos, Andreia Sarabando e Marie-Manuelle Silva. Braga: Húmus/Universidade do Minho.
      • 2007. “Between Centers and Margins – Writing the Border in the Literary Space of the Portuguese Language.” in Postcolonial Theory and Lusophone Literatures, Paulo de Medeiros (ed.). Utrecht Portuguese Studies Series, Portuguese Studies Center, Universiteit Utrecht. 41-61.
      • 2003. “Identidades impuras - uma leitura pós-colonial de O Esplendor de Portugal.” in A Escrita e o Mundo em António Lobo Antunes. Actas do Colóquio Internacional da Universidade de ÉvoraIn Eunice Cabral, Carlos J. F. Jorge, Christine Zurbach (org.). Lisboa: Dom Quixote. 281-296.
      • 2002. Projectos de Encostar Mundos. Referencialidade e Representação na Literatura Angolana e Moçambicana dos Anos 80. Lisboa: Difel. (Prémio Revelação da APE – Ensaio Literário)