Entrada seta Investigadores seta Bruno Béu

Investigador de Pós-doutoramento

ImageEnglish Version

Nota Biográfica:

Bruno Béu (PhD, Univ. de Lisboa, 2012) é investigador de pós-doutoramento no Centro de Estudos Comparatistas da Universidade de Lisboa. É doutorado em Filosofia pela Universidade de Lisboa (tese: Interrogação e Apofatismo no Pensamento de Vergílio Ferreira, http://repositorio.ul.pt/handle/10451/5491), onde leccionou ao nível de pós-graduação em áreas como Literatura e Filosofia na Cultura Portuguesa Contemporânea ou Filosofia e Mística Asiáticas. Publicou diversos artigos nestas áreas e em outras como Estética, Apofatismo Contemporâneo ou Metafísica. Co-editor (com Paulo Borges) do volume de ensaios A Renascença Portuguesa. Tensões & Divergências (2015), e editor da principal obra filosófica de Antero de Quental (em conjunto com uma selecção de ensaios, poesia e cartas) Tendências Gerais da Filosofia e outros textos (2013). É membro do Grupo ORION ("Orientalismo Português"). As suas principais áreas de investigação são: Filosofia e Literatura, Estudos Asiáticos, Literatura e Cultura Portuguesas do séc. XX, Discursos Apofáticos, Filosofia da Linguagem, Estética e  Filosofia da Religião.

Publicações seleccionadas:
    • 2016. «The astonishing silence of things: the hypothesis of an apophatic tautology in the poetry of Fernando Pessoa’s heteronym Alberto Caeiro», in What is Apophatic Thinking and Why is it Relevant Today?, William Franke e Nahum Brown (orgs.), 2016 (no prelo).
    • 2015. A Renascença Portuguesa. Tensões/Divergências, Paulo Borges e Bruno Béu de Carvalho (orgs.), Lisboa: CFUL (in press).
    • 2013. Quental, Antero de, Tendências Gerais da Filosofia e outros textos, Bruno Béu de Carvalho (ed. e coord.), Lisboa: CFUL.
    • 2011. «Pierre Hadot: askesis espiritual e vida filosófica», in Memória & Sabedoria, José Pedro Serra, Helena Buescu, Ariadne Nunes e Rui Carlos Fonseca (orgs.), V. N. Famalicão: Ed Húmus / Centro de Estudos Clássicos / Centro de Estudos Comparatistas. http://www.comparatistas.edu.pt/publicacoes/volumes/memoria--sabedoria.html
    • 2007. «Impermanência e apofatismo: o dharma de Buda e o pensamento de Vergílio Ferreira», in O Buda e o Budismo no Ocidente e na Cultura Portuguesa, Paulo Borges e Duarte Braga (orgs.), Lisboa: Ed. Ésquilo.