Entrada seta Investigadores seta Catarina Nunes de Almeida

Investigadora de Pós-doutoramento

Nota biográfica
:
Catarina Nunes de Almeida (Doutoramento, Univ. NOVA de Lisboa, 2012) é uma investigadora de pós-doutoramento (título do projecto: A Viagem ao Oriente na Literatura Portuguesa Contemporânea (1990-2012)). Trabalha sobretudo no âmbito do Orientalismo Português e da Literatura Portuguesa Contemporânea, tendo publicado diversos artigos em revistas e antologias. É também autora de três livros de poesia. Pelo seu primeiro livro, Prefloração, recebeu o Prémio Daniel Faria e o Prémio do P.E.N. Clube Português para a Primeira Obra.

Publicações seleccionadas:

• 2012. “Migração Silenciosa – Marcas do Pensamento Estético do Extremo Oriente na Poesia Portuguesa Contemporânea”. Tese de Doutoramento. Faculdade de Ciências Sociais e Humanas / Universidade Nova de Lisboa.
  • 2011. “Uma Promessa de Mãos: breve perspectiva da obra de Daniel Faria”, Textos e Pretextos, nº14. Lisboa: Centro de Estudos Comparatistas / Faculdade de Letras de Lisboa.
  • 2010. “O Culto do Haiku entre os Poetas Portugueses Contemporâneos” in L’ Oriente nella lingua e nella letteratura portoghese. Pisa: Edizioni ETS.
  • 2008. “Imagens da Cidade na Novíssima Poesia Portuguesa” in Jovens Ensaístas Lêem Jovens Poetas. Porto: Deriva Editores.
  • 2007. “Na Via dos Mestres: o Lugar do Zen na Obra de Casimiro de Brito” in O Buda e o Budismo no Ocidente e na Cultura Portuguesa. Lisboa: Ésquilo.