Entrada
Entrada
O Centro
Investigação
Investigadores Membros Integrados Investigadores em Formação Colaboradores
Actividades
Formação
Publicações
Biblioteca
Redes Internacionais
Recursos Electrónicos
Call for Papers
Boletim
Ligações úteis
Contactos

English VersionCEC no FacebookCEC no YouTube
Entrada seta Investigadores seta Catarina Nunes de Almeida

Catarina Nunes de Almeida

Investigadora de Pós-doutoramento


English Version

E-mail:
Este endereço de email está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email


Nota biográfica
:
Catarina Nunes de Almeida (Doutoramento, Univ. NOVA de Lisboa, 2012) é uma investigadora de pós-doutoramento (título do projecto: A Viagem ao Oriente na Literatura Portuguesa Contemporânea (1990-2012)). Trabalha sobretudo no âmbito do Orientalismo Português e da Literatura Portuguesa Contemporânea, tendo publicado diversos artigos em revistas e antologias. É também autora de três livros de poesia. Pelo seu primeiro livro, Prefloração, recebeu o Prémio Daniel Faria e o Prémio do P.E.N. Clube Português para a Primeira Obra.


Publicações seleccionadas:

  • 2012. “Migração Silenciosa – Marcas do Pensamento Estético do Extremo Oriente na Poesia Portuguesa Contemporânea”. Tese de Doutoramento. Faculdade de Ciências Sociais e Humanas / Universidade Nova de Lisboa.
  • 2011. “Uma Promessa de Mãos: breve perspectiva da obra de Daniel Faria”, Textos e Pretextos, nº14. Lisboa: Centro de Estudos Comparatistas / Faculdade de Letras de Lisboa.
  • 2010. “O Culto do Haiku entre os Poetas Portugueses Contemporâneos” in L’ Oriente nella lingua e nella letteratura portoghese. Pisa: Edizioni ETS.
  • 2008. “Imagens da Cidade na Novíssima Poesia Portuguesa” in Jovens Ensaístas Lêem Jovens Poetas. Porto: Deriva Editores.
  • 2007. “Na Via dos Mestres: o Lugar do Zen na Obra de Casimiro de Brito” in O Buda e o Budismo no Ocidente e na Cultura Portuguesa. Lisboa: Ésquilo.

 






| Imprimir | Adicionar aos Favoritos |

Centro de Estudos Comparatistas da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa
conteúdos: © 2006 - 2017, Centro de Estudos Comparatistas
textos assinados: © autor respectivo