Entrada seta Investigadores seta Clara Rowland

Clara Rowland
Professora Auxiliar

Nota Biográfica:

Clara Rowland é Professora Auxiliar do Departamento de Literaturas Românicas da Universidade de Lisboa, onde lecciona Literatura Brasileira e Literatura Comparada, e investigadora do Centro de Estudos Comparatistas da mesma Universidade. É coordenadora do projecto Falso Movimento - Estudos sobre Escrita e Cinema. A sua principal área de interesse é os Estudos Comparatistas, em particular questões de representação e materialidade na literatura moderna e no cinema. A sua tese sobre o livro como objecto material na ficção do escritor brasileiro João Guimarães Rosa foi publicado em 2011 no Brasil (Unicamp).

Principais publicações:

• 2011. A Forma do Meio. Livro e Narração na obra de João Guimarães Rosa. Campinas: Editora da UNICAMP. http://www.editora.unicamp.br/a-forma-do-meio.html
    • 2013. "Deliveries of absence: epistolary structures in Classical Cinema" in The Writer on Screen: Screening Literary Authorship, Judith Buchanan (org.). London: Palgrave Macmillan. http://www.palgrave.com/products/title.aspx?pid=521508
    • 2010. "Revelações ópticas: visão e distorção nos contos de Clarice Lispector", Românica. nº 19. 23-34.
    • 2008. “A ideia de poesia é a prosa: forma e conhecimento poético” in Poesia e Arte – A Arte da Poesia. Homenagem a Manuel Gusmão, Helena Carvalhão Buescu e Kelly Basilio (eds.). Lisboa: Editorial Caminho.
    • 2009. "Forms of Crossing: Book and Margin in the Work of Guimarães Rosa", Variants 6, Journal of the European Society for Textual Scholarship.