Entrada seta Investigadores seta Claudia J. Fischer

Professora Auxiliar

Website:

Nota biográfica:

Claudia J. Fischer (PhD, Univ. De Lisboa, 2007) é professora associada de Estudos Germanísticos e Tradução na Universidade de Lisboa, onde também coordena os cursos de língua alemã. É investigadora do CEC, onde integra o Projecto TETRA . Publicou traduções de Rilke, Thomas Mann e W. Benjamin, e traduziu Brecht e Fassbinder para o Teatro Nacional do Porto. Os seus principais interesses de investigação são na área da Literatura Alemã do século XVIII e início do século XIX. Neste momento está a preparar um livro sobre o conceito de graça em Friedrich Schiller e Heinrich von Kleist. As suas recentes publicações, palestras internacionais e investigação estão relacionadas com a obra de Fernando Pessoa como dramaturgo e tradutor.

Publicações seleccionadas:

• 2012. Schiller e Kleist a propósito de graça. Lisboa: Verbo.
      • 2012. “Auto-tradução e experimentação interlinguística na génese d'«O Marinheiro» de Fernando Pessoa”, Pessoa Plural, Revista de Estudos Pessoanos, nº 1. Primavera. 1 – 69.
      • 2011. “Ewig nur das eintönige Geräusch des Rades im Ohre." Mecanização, desagregação e auto-consciência enquanto estados humanos em Schiller, Hoffmann e Kleist”, Várias viagens. Volume de homenagem a Alfred Opitz. Lisboa: FCSH. 167 – 185.
      • 2010. “Fernando Pessoa, leitor de Schiller.”, REAL, Revista online de Estudos Alemães. nº 1. 54- 70.
      • 2009. "Notas à margem de uma tradução". Manual de Leitura de Tambores na Noite de Bertolt Brecht. Porto: Teatro Nacional de S. João.