Entrada seta Investigadores seta Cristina Almeida Ribeiro

Professora Catedrática
ImageEnglish Version

Nota biográfica:

Cristina Almeida Ribeiro (PhD, Univ. de Lisboa, 1987) é Professora Catedrática de Estudos Românicos (Faculdade de Letras da Univ. de Lisboa). É coordenadora do projecto ECHO: Poesia e Poetas do Cancioneiro Geral , e é membro da equipa de investigação do projecto Literatura-Mundo. Perspectivas em Português . Editou, com Sara Rodrigues de Sousa, o volume Cancioneiro Geral: Um Livro à Luz da História (Vila Nova de Famalicão, Húmus, 2012) e coorganizou, com Maria Graciete Silva e Helena Carvalhão Buescu, Um Cânone Literário para a Europa (Vila Nova de Famalicão, Húmus, 2012). Como colaboradora de revistas e volumes colectivos, tem escrito sobre autores portugueses, franceses e espanhóis. Os seus principais interesses de investigação são, actualmente, a poesia tardo-medieval e moderna e as teorias e práticas da narrativa breve.

Publicações seleccionadas:

• 2014. “Pervivencia y variación de un texto del Cancioneiro Geral: las coplas heráldicas de João Rodrigues de Sá en doce manuscritos de los siglos XVII y XVIII”, pp.173-193 in Josep Lluis Martos (ed.). La poesía en la imprenta antigua. Alicante: Universidad de Alicante.
  •  2014. “Entre sueños y tisanas: microrrelato y metaficción en Ana María Shua y Ana Hatherly”, pp.173-185 in Magdalena López et alii (org.). Literaturas e Culturas em Portugal e na América Hispânica: Novas Perspectivas em Diálogo. Vila Nova de Famalicão: Húmus.
  • 2012. “Le conte et le recueil: Maria Judite de Carvalho et le récit bref”, pp.171-184 in Maria Judite de Carvalho : une écriture en liberté surveillée. Organisation de Maria Graciete Besse, Adelaide Cristóvão et José Manuel da Costa Esteves. Paris: L’Harmattan.
  • 2012. (com Sara Rodrigues de Sousa) “Uma edição, dois estados e algumas questões por resolver: o ‘Inferno dos Namorados’ de Duarte de Brito no Cancioneiro Geral”. eHumanista, 22, pp.112-154. URL:
  • 2011. “Poética dos títulos em Ao Contrário das Ondas de Urbano Tavares Rodrigues”, pp.17-29 in Memória das Palavras: Urbano Tavares Rodrigues. [Santo Tirso]: Edições Cão Menor.