Entrada seta Investigadores seta Doris Wieser

Investigadora FCT

English Version

Nota biográfica:

Doris Wieser é doutora em Literatura Ibero-românica pela Universidade de Göttingen com uma tese sobre o romance policial na América Latina, publicada com o título Der lateinamerikanische Kriminal­roman um die Jahrtausendwende. Typen und Kontexte [O romance policial latino-americano na viragem do milénio: tipos e contextos] (2012). Foi bolseira de pós-doutoramento da Fundação Alexander von Humboldt, no Centro de Estudos sobre África, Ásia e América Latina (CEsA/ISEG) da Universidade de Lisboa, de 2014 a 2016. Com o seu atual projeto de investigação sobre as construções políticas e literárias de identidades nacionais em Angola, Moçambique e Portugal, ganhou o concurso de Investigador/a FCT e trabalha nesta condição no CEC (FLUL) desde janeiro de 2017. De 2008 a 2016 foi professora auxiliar no departamento de Filologia Românica da Universidade de Göttingen. Concluiu o Magister em Filologia Hispânica, Lusófona e Alemã na Universidade de Heidelberg. Os seus interesses de investigação centram-se nas literaturas de língua portuguesa, na literatura latino-americana, no romance policial (novela negra), nos estudos de género e nos estudos da memória e na construção de identidades.

Publicações selecionadas:

Livros:

• Rodrigues-Moura, Enrique / Wieser, Doris (orgs.) (2015): Identidades em Movimento. Construções identitárias na África lusófona e reflexos no Brasil e em Portugal. Frankfurt a.M.: TFM, Biblioteca Luso-Brasileira. 301 págs.
  • Wieser, Doris (2010): Crímenes y sus autores intelectuales. Entrevistas a escritores del género policial en América Latina y África lusófona. München: Martin Meidenbauer. 236 págs.
  • Wieser, Doris (2012): Der lateinamerikanische Kriminalroman um die Jahrtausendwende. Typen und Kontexte. Münster: LIT (LIT Ibéricas 1). 395 págs.

Artigos recentes:

• Wieser, Doris (2016): Eduardo Lourenço e Severino Elias Ngoenha em diálogo: uma leitura decolonial”. Cerrados, v. 25, n. 41, pp. 222-237.
  • Wieser, Doris (2015): “Aculturação, ʻcafrealizaçãoʼ e identidade moçambicana em Choriro, de Ungulani Ba Ka Khosa”. Navegações, v. 8, n. 2, pp. 108-117.
  • Wieser, Doris (2015): “Discriminação racial e (re)construção nacional em Moçambique: O Alegre Canto da Perdiz, de Paulina Chiziane”. Via Atlântica, n. 27, pp. 77-92.

Projecto:

Identidades Nacionais em Diálogo: Construções de Identidades Políticas e Literárias em Portugal, Angola e Moçambique (1961-presente)

Este projeto de investigação pretende contribuir para uma melhor compreensão do modo como as identidades nacionais são construídas em Portugal, Angola e Moçambique, antes e depois da Revolução dos Cravos (25 de Abril de 1974), na complexa tensão entre poder colonial e colónia. Nem a identidade do (ex)colonizador nem do (ex)colonizado pode ser plenamente compreendida sem se ter em conta o diálogo com o(s) outro(s). A política e a literatura desempenham um papel significativo na construção das identidades nacionais. Identidades, criadas e difundidas pelas autoridades, são parcialmente afirmadas e parcialmente deslegitimadas por obras literárias. O presente projeto de investigação analisa, portanto, obras literárias (poesia e narrativa), contrapõe-nas a discursos políticos (decretos, manifestos, propaganda) e examina a mudança diacrónica na construção de identidades desde o final da época colonial (1961-1974) até à era pós-colonial (1975-presente). A construção de identidades nacionais nestes países e nas duas fases históricas tem sido explorada individualmente, mas não numa perspetiva comparatista, dialógica e diacrónica, que enriquecerá a perceção de contradições e ambiguidades entre as auto- e hétero-imagens criadas das nações.

Este projecto é desenvolvido no âmbito do grupo de investigação CITCOM .