Entrada seta Investigadores seta Elsa Peralta

Investigadora FCT

English version Image

Nota biográfica:

Elsa Peralta é doutorada em Antropologia (ISCSP-UTL, 2006) e investigadora FCT do Centro de Estudos Comparatistas da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Portugal. O seu trabalho baseia-se em perspetivas cruzadas da antropologia, estudos de memória e estudos pós-coloniais e centra-se na intersecção entre os modos privados e públicos de recordação de eventos passados, nomeadamente dos passados coloniais. Foi investigadora de pós-doutoramento no Instituto de Ciências Sociais (ICS-UL), com um projeto de pesquisa sobre a memória e o esquecimento do império colonial português em Portugal pós-colonial. No CEC coordena o projeto Legados do Império e do Colonialismo em Perspetiva Comparada e trabalha no projeto Narrativas de perda, guerra e trauma: memória cultural e o fim do império Português. As suas obras incluem os volumes Heritage and Identity: Engagement and Demission in Contemporary Society, Routledge, 2009 (ed. com Marta Anico) e Cidade e Império: Dinâmicas coloniais e reconfigurações pós-coloniais, Edições 70, 2013 (org. com Nuno Domingos). Foi Curadora e Coordenadora Científica da Exposição Retornar – Traços de Memória , produzida pela EGEAC.

Principais Áreas de Investigação:

• Memória Social e Cultural
  • Museus e Cultura Material: Colonialismo e Pós-colonialismo
  • Portugal e Império Português
  • Retornados
  • Narrativa
  • Testemunho
  • Violência, Trauma

Publicações Seleccionadas:

• PERALTA, Elsa, “The Presence of the Past: Imagination and Affect in The Museu do Oriente, Portugal”, in Andrea Witcomb and Kylie Message (eds.), Museum Theory: An Expanded Field, Blackwell, 2015.
  • PERALTA, Elsa, “Conspirações de silêncio: Portugal e o fim do império colonial”, in Este País Não Existe - Textos contra ideias-feitas. Lisboa: Deriva / Le Monde Diplomatique - Edição Portuguesa (Outro Modo), 2014.
  • PERALTA, Elsa, "O Monumento aos Combatentes do Ultramar: A Performance do Império no espaço sagrado da nação", in Paula Godinho, Antropologia e Performance, 100Luz, Coleção Cultura e Sociedade, 2014, pp. 213-236.
  • PERALTA, Elsa and Tânia Ganito, “Memória e Violência” in Cleusa Maria Graebin e Nádia Maria Weber Santos (orgs.), Memória Social: questões teóricas e metodológicas, Centro Universitário La Salle (Unilasalle), Brasil, 2013, pp. 185-205.
  • PERALTA, Elsa, “Fictions of a creole nation: (re) presenting Portugal's imperial past.”, in Bonavita, H V (Eds.), Negotiating identities: constructed selves and others. Amsterdam / New York: Rodopi, 2011, pp. 193-217.