Entrada seta Investigadores seta Everton V. Machado

Everton V. Machado

Investigador Auxiliar

Nota biográfica:

Everton V. Machado (PhD, Univ. de Paris-Sorbonne/Paris IV, 2008) é Investigador Auxiliar da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, onde também ensina desde 2011 nos cursos de graduação e pós-graduação do Departamento de Literaturas Românicas. Ensinou anteriormente na Universidade de Paris-Sorbonne/Paris IV (2003-2004) e na Universidade Lumière Lyon 2 (2009-2010), na área de Estudos Portugueses e Brasileiros. Membro integrado do Centro de Estudos Comparatistas, coordena a equipa de investigação Orientalismo Português e desenvolveu aqui de 2010 a 2013 um projecto de pós-doutoramento sobre a literatura de língua portuguesa de Goa. Actualmente desenvolve o projecto exploratório “The Portuguese Representations of India: Power and Knowledge in a Peripheral Orientalism (19th and 20th centuries)”, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia de Portugal. Os seus trabalhos encontram-se publicados em editoras e periódicos como Classiques Garnier, Routledge, Presses de l’Université de Paris-Sorbonne, Biblioteca Nacional de Portugal,  Institute of Southeast Asian Studies, Seminar Magazine, Bulletin d’études indiennes, Via Atlântica etc.

Publicações seleccionadas:

• 2014. Co-organização com Duarte D. Braga do volume de ensaios ACT 27 – Goa portuguesa e pós-colonial: literatura, cultura e sociedade. V.N. Famalicão: Húmus.
    • 2012. Edição crítica do romance Os Brahamanes (1866) de Francisco Luís Gomes. Les Brahmanes. Tradução de L. de Claranges-Lucotte. Paris: Classiques Garnier.
    • 2011. “The Rebellion in a 19th century Indo-Portuguese novel”. In Shaswati Mazumdar (ed.), Insurgent Sepoys: Europe Views the Revolt of 1857. London/New Delhi: Routledge, 251-266.
    • 2009. Co-autoria com Gina Rafael Guedes e Luís Farinha Franco de Joaquim Heliodoro da Cunha Rivara, 1809-1879. Lisboa: Biblioteca Nacional de Portugal.
    • 2008-2009. “Un Goannais contre les castes de l’Inde et le British Rule”. Bulletin d’études indiennes 26-27: 53-67.