Entrada seta Investigadores seta Fernanda Gil Costa

Fernanda Gil Costa
Professora Catedrática

Nota biográfica:

Fernanda Gil Costa é Professora catedrática da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa desde 1999. Doutorou-se em Estudos Alemães em 1987. Recentemente foi directora do Departamento de Língua e Cultura Portuguesa da Faculdade de Letras de Lisboa (2005-2012) e actualmente é a directora do Departamento de Português da Universidade de Macau.

Principais áreas de investigação:

• Estudos de Memória
  • Estudos Pós-Coloniais
  • Literatura Pós-colonial de Língua Portuguesa

Publicações seleccionadas:

• 2012. “Perspectiva e Focalização em Romances de J.E. Agualusa – um olhar em trânsito pelas cidades da língua portuguesa”, Associação Internacional de Lusitanistas. Avanços em Literaturas e Culturas Africanas e em Literatura e Cultura Galegas (Abril de 2012). Santiago de Compostela-Faro: Através Editora. 111-124.
  • 2011. “Cidades atlânticas na obra de Agualusa – um olhar em trânsito pelas cidades da língua portuguesa.” Via Atlântica. 175-186.
  • 2011. Aesthetics of Emotion/ Estética das Emoções. Lisboa: Húmus.
  • 2011. “Sentimentalidade e empatia no romance de Lídia Jorge: os casos de A Costa dos Murmúrios e O Vento Assobiando nas Gruas.” in Estética das Emoções, Fernanda Gil Costa e Igor Furão (org.). Lisboa: Húmus/CEC. 199-212.
  • 2011. “Entre Realismo e Esoterismo. Falling Man de Don De DeLillo”. A Arte da Cultura. Lisboa. 469-479.